PATRIMÔNIO URBANO: OS ORNAMENTOS DE FACHADAS DA ARQUITETURA ECLÉTICA CONTIDA NA ÁREA INSCRITA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, EM SÃO LUÍS_MA.

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
PATRIMÔNIO URBANO: OS ORNAMENTOS DE FACHADAS DA ARQUITETURA ECLÉTICA CONTIDA NA ÁREA INSCRITA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, EM SÃO LUÍS_MA.
Autores
  • silvia karla de oliveira saraiva
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 3: Patrimônio urbano, paisagens culturais e meio-ambiente (Conservação Urbana / Paisagens culturais / Rotas culturais / Turismo cultural / Energia e sustentabilidade / Mudanças climáticas)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/241220-patrimonio-urbano--os-ornamentos-de-fachadas-da-arquitetura-ecletica-contida-na-area-inscrita-como-patrimonio-cul
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Patrimônio cultural, ornamento, ecletismo
Resumo
O período eclético, considerado pela historiografia como aquele compreendido entre o séc. XIX e início do século XX, apresenta-se como um momento de intensas mudanças e avanços no campo da ciência e da arquitetura. No Brasil eclético em arquitetura foi importado da Europa (LORENZONI, 2016). Aqui, em São Luís-MA, as edificações remanescentes do período eclético estão contidas no perímetro do Patrimônio Cultural Mundial, Federal e Estadual, e foram construídas até meados do sec. XX. Todo este conjunto vem sofrendo muitas descaracterizações por intervenções aleatórias, sem a devida orientação profissional, que comprometem a existência do acervo inscrito na área de tombamento mundial. E a arquitetura eclética, que entremeia esse patrimônio, subjaz sob o mesmo destino. São edificações que permanecem ao longo do tempo e registram, com sua presença e arquitetura, um período histórico e socioeconômico da cidade: são narrativas concretas que perduram no tecido urbano de São Luís. Estas edificações enquanto componentes do conjunto arquitetônico inscrito como Patrimônio Cultural Mundial carecem de pesquisas que as contemplem enquanto acervo e que abordem esta categoria arquitetônica, antecessora do modernismo, como registro da história e cultura da cidade de São Luís. O presente trabalho pretende contribuir para o registro cadastral e histórico do conjunto arquitetônico remanescente de estilo eclético através do levantamento, identificação, análise e compreensão das fachadas e respectivos ornamentos caracterizantes dessa categoria de edificações. Busca-se a valorização e preservação da memória da cidade, através da investigação destes elementos enquanto registros de uma época, de transições e questionamentos acerca da arquitetura e sua função social. E, por entender que o registro material e histórico dos ornamentos que compõem e caracterizam a arquitetura eclética favorece a discussão sobre a relevância da preservação do patrimônio cultural e, sobretudo, porque as investigações acerca desse patrimônio garantem à posteridade uma fonte de consulta que poderá incentivar outras pesquisas que busquem compreender a construção sócio-cultural e econômica das cidades. Por fim, a pesquisa almeja, conscientizar a sociedade acadêmica, civil e institucional local da necessidade de intensificação desta modalidade de investigação acerca do patrimônio cultural, sobretudo para consolidar o conhecimento sobre os bens materiais que compõem o acervo cultural arquitetônico, patrimônio ludovicense.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SARAIVA, silvia karla de oliveira. PATRIMÔNIO URBANO: OS ORNAMENTOS DE FACHADAS DA ARQUITETURA ECLÉTICA CONTIDA NA ÁREA INSCRITA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, EM SÃO LUÍS_MA... In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/241220-PATRIMONIO-URBANO--OS-ORNAMENTOS-DE-FACHADAS-DA-ARQUITETURA-ECLETICA-CONTIDA-NA-AREA-INSCRITA-COMO-PATRIMONIO-CUL. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes