O PROGRAMA “PRÁTICAS DE INTEGRAÇÕES CULTURAIS: DESCONSTRUÇÃO DO BRINCAR INSTITUCIONAL” NO EXERCÍCIO DO BRINCAR PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

Título do Trabalho
O PROGRAMA “PRÁTICAS DE INTEGRAÇÕES CULTURAIS: DESCONSTRUÇÃO DO BRINCAR INSTITUCIONAL” NO EXERCÍCIO DO BRINCAR PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Autores
  • Lidiane Evangelista Lira
  • Ryhan Oliveira Reis
  • MARCIA BOMFIM
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 3 - Políticas Públicas, Brincar e Educação de qualidade: Iniciativas governamentais e regulamentações sobre o Brincar e as Brinquedotecas; Contribuições de Organizações da sociedade civil e Movimentos coletivos ao Brincar; Acesso à Educação de qualidade nas Brinquedotecas e espaços lúdicos.
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622772-o-programa-praticas-de-integracoes-culturais--desconstrucao-do-brincar-institucional-no-exercicio-do-brincar-pa
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Desconstruir, Brincar, Brinquedoteca.
Resumo
“Práticas de integrações culturais: desconstrução do brincar institucional” é um programa em desenvolvimento, aprovado pelo Edital 01/2022 - PFA da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns -, e coloca em discussão as práticas vividas na Brinquedoteca da Universidade, tendo o "brincar" como ponto fulcral. Destarte, o programa desenvolve ações que estimulam a intercomunicação entre o público-alvo, crianças e universitários, alçando o ato de brincar como exercício de uma política pública. Nosso intuito é articular ações entre os agentes da Brinquedoteca, estudantes da Instituição e arte-educadores de diferentes linguagens para promover o desenvolvimento integral da criança. Partindo do arcabouço teórico dos defensores da infância (KISHIMOTO, 1997; KRAMER, 2006; KUHLMANN, 2010) e da compreensão de uma infância de direitos às brincadeiras, interações e promoção da cultura (BRASIL, 2010; 2017) buscamos, através das brincadeiras, abrir espaços para as novas aprendizagens, ampliando suas experiências com as múltiplas formas de expressão. Nosso estudo possui um caráter de intervenção, tendo em vista que sua natureza extensionista busca fortalecer as ações entre a comunidade acadêmica e promover à criança a oferta de atividades lúdicas distintas, apoiando-se na arte-educação e cultura lúdica como elementos potenciais para o seu desenvolvimento e a sua inserção cultural e social. Nesta direção, buscamos dar evidência a diversas formas de expressão, em que os estudantes de licenciatura em Pedagogia e Psicologia atuam como brinquedistas e mediadores da vivência lúdica. Para tanto, uma série de atividades são desenvolvidas para que o estudante seja protagonista da ação junto à criança e acione diferentes linguagens: 1) formação com brinquedistas; 2) elaboração de oficinas com temáticas múltiplas, referente à musicalização; produção de instrumentos musicais; contação de histórias; confecção de brinquedos; 3) planejamento de ações e intervenções em espaço interno e externo da brinquedoteca. Desta maneira, trataremos de duas atividades em desenvolvimento, quais sejam, a ação denominada “Encontro Luz: Arte com as crianças” e o processo desconstrutivo acerca do "Brincar com o repertório corpóreo/musical". A ação “Encontro Luz” é um projeto da comunidade local, direcionado a crianças em vulnerabilidade socioeconômica. Semanalmente, estudantes dedicam-se a construir situações lúdicas voltadas às artes plásticas a partir de vivências educativas e sustentáveis. A Brinquedoteca atua como parceira na extensão de sua laboração, dispondo de voluntários e demais demandas, sendo fortalecida com a aprovação do programa. Os materiais artísticos são arquivados, sendo utilizados para estudos (perpassando pelas questões sensoriais, emocionais, motoras e sociais) e desenvolvimento das demais atividades acadêmicas, como partilha em eventos culturais. O processo desconstrutivo dentro da temática “Brincar com o repertório corpóreo/musical” introduz uma discussão sobre a sua importância no crescimento formativo da criança, possibilitando ser uma ferramenta com múltiplas possibilidades. O primeiro momento desenvolvido pelo programa, nomeado de “Corpo como instrumento: Você sente a música em suas veias?”, teve o objetivo de compreender os conhecimentos prévios dos agentes e acolher as lembranças retomadas, contou com a participação da convidada formada em psicologia e brincante da música popular pernambucana. O segundo momento foi aberto por um roda de conversa, com a presença de um arte-educador musical, especificando “O trabalho com a oralidade e música, experiências e possibilidades”, dando continuidade a formação dos alunos que, em planejamento, participaram da oficina de instrumentos recicláveis. Como programa integrador, no desenvolvimento de seus objetivos, o Projeto “Práticas de integrações culturais: desconstrução do brincar institucional” exercita o brincar afirmando sua importância para uma educação de qualidade, protagonizando a arte como área de conhecimento que valoriza o ofício de ser professor/a nas práticas diárias, colaborando com a bagagem acadêmica, visto que é inato ao ser humano - para além dos muros da universidade e das licenciaturas - ensinar e aprender brincando.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIRA, Lidiane Evangelista; REIS, Ryhan Oliveira; BOMFIM, MARCIA. O PROGRAMA “PRÁTICAS DE INTEGRAÇÕES CULTURAIS: DESCONSTRUÇÃO DO BRINCAR INSTITUCIONAL” NO EXERCÍCIO DO BRINCAR PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.. In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622772-O-PROGRAMA-PRATICAS-DE-INTEGRACOES-CULTURAIS--DESCONSTRUCAO-DO-BRINCAR-INSTITUCIONAL-NO-EXERCICIO-DO-BRINCAR-PA. Acesso em: 20/06/2025

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