BRINCATHON E PITCH: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MENTORIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DA ABBRI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINQUEDOTECAS

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

Título do Trabalho
BRINCATHON E PITCH: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MENTORIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DA ABBRI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINQUEDOTECAS
Autores
  • QUERUBINA CASTELLO RUIZ
  • Tereza Miriam Pires Nunes
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 3 - Políticas Públicas, Brincar e Educação de qualidade: Iniciativas governamentais e regulamentações sobre o Brincar e as Brinquedotecas; Contribuições de Organizações da sociedade civil e Movimentos coletivos ao Brincar; Acesso à Educação de qualidade nas Brinquedotecas e espaços lúdicos.
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622446-brincathon-e-pitch--relato-de-experiencia-de-mentoria-no-curso-de-formacao-da-abbri--associacao-brasileira-de-br
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Brincathon. Pitch. Mentoria
Resumo
O termo Brincathon foi idealizado pela brinquedista Suely Castro de Almeida Pereira em um dos cursos de Formação de Brinquedistas da ABBri Br, adaptado do Hackthon. É uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona) em uma atividade entre profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver coletivamente um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. O Brincathon foi realizado em dois cursos de formação que teve como finalidade identificar um personagem, caracterizá-lo, definir o foco, conhecer os problemas existentes no contexto de brinquedotecas, elaborar soluções e plano de ação em equipe Pitch também conhecido como ”Elevator Pitch”, é uma técnica de apresentação rápida, que pode variar de 30 segundos a 20 minutos, cuja proposta é mostrar um modelo de organização que atraia a atenção para o seu produto/serviço, para a sua proposta de valorizar uma determinada meta. A descrição deve ser clara e objetiva tendo como conteúdo o desenvolvido durante o Brincathon. A equipe de coordenação do curso de Formação ABBri Módulo I/2023 incluiu o Brincathon, o Pitch e as mentorias sistemáticas, inovando cada vez mais as suas estratégias. Neste trabalho, serão relatadas experiências das mentoras que atuaram em 3 subgrupos: 3 brinquedotecas hospitalares; 2 brinquedotecas empresariais e 1 universitária; 2 brinquedotecas escolares e 1 itinerante. Tiveram como atribuição acompanhar, tirar dúvidas, inquietar, estimular, cada participante em equipe para que desenvolvessem todas as etapas do Brincathon e construíssem o Pitch. O OBJETIVO foi aproximar os conceitos desenvolvidos no curso com a revelação da realidade de diferentes contextos dos participantes. A ESTRATÉGIA utilizada com os alunos foi a formação de grupos por interesse de acordo com a modalidade de brinquedoteca, com os acompanhamentos semanais dos subgrupos por suas mentoras e apresentação final do Pitch em um minuto. PROBLEMÁTICA: Qual o impacto do Brincathon e do Pitch no curso de formação de brinquedistas? Com os RESULTADOS obtidos e os impactos observados destaca-se a participação dos alunos nos subgrupos em todas as etapas do Brincathon e Pitch com entusiasmo e alta frequência e nos encontros com as mentoras. Ainda a inclusão de conceitos desenvolvidos no curso nas soluções e planos de ação aproximando-os ao cotidiano das brinquedotecas durante a elaboração do Brincathon. Para a resolução dos problemas houve um mergulho em pesquisas, livros, tratados, google acadêmico, publicações da ABBri e palestras com especialistas. Verificou-se uma maior aproximação entre os alunos e a ampliação das discussões das práticas encontradas nas brinquedotecas e trocas de experiências com aqueles que não tinham. As apresentações dos Pitchs no encerramento do curso demonstraram acessos qualificados de conhecimentos das diversas modalidades de brinquedotecas seguidas de manifestações muitas vezes emocionadas, resultado do processo. Enfim, o Brincathon, Pitch e mentorias impactaram positivamente nesse curso de formação de brinquedistas da ABBri. “Foi mega desafiador!” Aos poucos, muitos foram entendendo a grandeza desse “Um minuto” porque para chegar nesse “Um minuto”, muitas ideias, reflexões, acertos e erros, paciência, criatividade e outras, muitas outras habilidades vieram à tona. FILIAÇÕES Querubina Castello Ruiz- ABBri - Núcleo Cajamar Tereza Miriam Pires Nunes (Zamira) - ABBri - Núcleo Campinas Suely Castro de Almeida Pereira - ABBri - Núcleo Mogi das Cruzes
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RUIZ, QUERUBINA CASTELLO; NUNES, Tereza Miriam Pires. BRINCATHON E PITCH: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MENTORIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DA ABBRI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINQUEDOTECAS.. In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622446-BRINCATHON-E-PITCH--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-MENTORIA-NO-CURSO-DE-FORMACAO-DA-ABBRI--ASSOCIACAO-BRASILEIRA-DE-BR. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes