A IMPORTÂNCIA ATO DE BRINCAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE.

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA ATO DE BRINCAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE.
Autores
  • Amanda Ferreira Barbosa
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 2 - Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização: Brincar e bem-estar para todos e em todas as idades; Brincar e intergeracionalidade; Brincar e igualdade (social, de gênero, etnia etc.).
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/610299-a-importancia-ato-de-brincar-no-atendimento-educacional-especializado-aee
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Inclusão, Brincar, Atendimento Educacional Especializado.
Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar um estudo que mostram a importância do ato de brincar como metodologia de ensino durante os atendimentos educacionais especializados-AEE, realizados na sala de recurso multifuncional, sala estas destinadas a promover o desenvolvimento das habilidades e aprendizagem de conteúdos propostos do currículo da escola pelos alunos com deficiência, transtorno e distúrbios, que são seus público alvo. Uma vez que na atualidade as escolas sejam da rede pública ou privada de ensino cada vez mais torna-se mais inclusivas, passando a aceitar em seus âmbitos escolares alunos com deficiência e transtornos afetivos e desenvolvimento Sendo assim o estudo proposto vai analisar a importância do ato de brincar no processo de ensino e aprendizagem especificamente na sala de recurso multifuncional, onde durante os atendimentos educacionais especializados se tornam mais atrativos e dinâmicos quando se faz o uso do brincar como metodologia de ensino. Já que o ato de brincar não é apenas uma atividade lúdica que serve para entreter e divertir o indivíduo, mas o ato de brincar é estruturar cognitivo do próprio indivíduo (a criança e ao adolescente), pois no ato de brinca que é formado a estrutura de ação e significado de símbolos sociais, culturais e que está ao nosso redor; ou seja é no ato de brincar que a criança e ao adolescente aprende as regras de convivo sociais, culturais e morais na sociedade em que está inserida, assim como aprende também a assimilar e criar regras durante as brincadeiras, e também o ato de brinca estimula o raciocino lógico, a linguagem e o físico. Assim a problemática estudada nesta pesquisa foi em discutir os benefício e importância de utilizar o brincar como ferramenta pedagógica e lúdica nos Atendimentos educacionais especializados-AEEs. Por isso está pesquisa se enquadra no eixo temático de Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização, sob o subtema de brincar e intergeracionalidade, pois durante esta pesquisa apresenta e defende a ideia do ato de brincar como forma de se desenvolvimento e interação de alunos com deficiência. Daí essa pesquisa traz em seu objetivo geral a questão de investigar a eficácia do ato de brincar o no processo de inclusão e desenvolvimento durante os atendimentos educacionais-AEEs. e seus objetivos específicos que são; observar a importância que o ato de brincar traz para o desenvolvimento de alunos público alvo dos AEEs; identificar os benefícios do ato de brincar nos AEEs. Onde a metodologia da pesquisa se baseou em um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, por destacar as ideias e teorias de diferentes autores que defendem o mesmo assunto, onde cuja a finalidade da pesquisa bibliográfica é buscar informações em diferentes textos, citações e informações já publicadas de diferentes autores, onde tem por finalidade buscar informações nas teorias e estudos de diferentes teóricos e estudiosos do tema, confrontando suas ideias para criar novas indagações e resoluções. Assim o referencial teórico se pauta nos estudos de Kishimoto, Pozas, Carvalho, Vygotsky e entre outros. E por fim concluímos que inclusão são propostas e métodos que visam a incluir o aluno com deficiência na sala de aula, inclusão esta que foca a aprendizagem e o bem-estar do aluno, a aceitação deste, para que o próprio não se sinta invisível na sala de aula. Assim o ato de brincar realizado faz com que o aluno aprenda brincando e aprenda de forma diferenciada onde a diversão, motivação, interação e aprendizagem andam juntos a favor do próprio aluno. Por isso incluir brincadeiras nas propostas de atividade durante aos atendimentos educacionais especializados AEEs é uma forma de valorizar a educação inclusiva e diferenciar os AEEs do reforço escolar.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARBOSA, Amanda Ferreira. A IMPORTÂNCIA ATO DE BRINCAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE... In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/610299-A-IMPORTANCIA-ATO-DE-BRINCAR-NO-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-ESPECIALIZADO-AEE. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes