A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E HABILIDADES SOCIAIS NO MEIO ACADÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM BASE NA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Publicado em 03/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1157-0

Título do Trabalho
A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E HABILIDADES SOCIAIS NO MEIO ACADÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM BASE NA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Autores
  • Poliana Kapran Cardoso
  • Vinícius de Souza Meira
  • Christiano Thomaz De Almeida Monteiro Barbosa
Modalidade
Revisão Integrativa ou Revisão Sistemática
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
03/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposio-de-iniciacao-cientifica-uninassau-cacoal-507116/1036605-a-relacao-entre-ansiedade-e-habilidades-sociais-no-meio-academico--uma-revisao-sistematica-com-base-na-teoria-co
ISBN
978-65-272-1157-0
Palavras-Chave
Palavras- chave: Ansiedade; Estudante; Universitário.
Resumo
No ambiente acadêmico, diversos fatores estressantes podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de ansiedade. As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos de interação social desejáveis e necessários no campo universitário. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), postula que a maneira como interpretamos as situações influenciam nas emoções e comportamentos. Esta revisão sistemática da literatura tem o intuito de compreender se a falta de habilidades sociais contribui para um índice maior de ansiedade no meio acadêmico e sinalizar como a TCC pode contribuir para o entendimento do tema. O estudo baseou-se no protocolo PRISMA e a busca dos artigos foi realizada dia 17 de maio de 2023, utilizando as bases de dados dos periódicos Scielo, Lilacs e Caps. Foram utilizados os descritores "ansiedade" AND "universidade" AND "estudante". Após os processos de análises, foram selecionados 02 artigos relevantes, os quais foram discutidos no decorrer deste artigo. O resultado desta revisão mostrou que há correlação entre habilidades sociais e nível de ansiedade, como também entre autoavaliação na execução da tarefa e o nível de ansiedade. No entanto, é importante destacar que teve algumas limitações encontradas nesta revisão sistemática. Para que se possa alcançar melhores resultados é necessário haver mais pesquisas nessa área, pois a vida acadêmica é cheia de desafios e é necessário compreender melhor a problemática para haver intervenções eficazes. Outro ponto, é a necessidade de pesquisas que permitam ir além da correlação entre habilidades sociais e ansiedade e integrando também a interpretação que as pessoas têm de suas capacidades e do grau de dificuldade da tarefa, assim sendo, ter informações que se encaixem nos postulados da TCC.
Título do Evento
Simpósio de Iniciação Científica - UNINASSAU CACOAL
Cidade do Evento
Cacoal
Título dos Anais do Evento
Simpósio de Iniciação Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Poliana Kapran; MEIRA, Vinícius de Souza; BARBOSA, Christiano Thomaz De Almeida Monteiro. A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E HABILIDADES SOCIAIS NO MEIO ACADÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM BASE NA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL.. In: Simpósio de Iniciação Científica. Anais...Cacoal(RO) UNINASSAU CACOAL, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposio-de-iniciacao-cientifica-uninassau-cacoal-507116/1036605-A-RELACAO-ENTRE-ANSIEDADE-E-HABILIDADES-SOCIAIS-NO-MEIO-ACADEMICO--UMA-REVISAO-SISTEMATICA-COM-BASE-NA-TEORIA-CO. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes