GAROTAS/OS DE PROGRAMAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Publicado em 12/07/2023 - ISBN: 978-85-5722-845-0

Título do Trabalho
GAROTAS/OS DE PROGRAMAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Autores
  • Patrícia Duarte Nogueira Tavares
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
EDUCAÇÃO
Data de Publicação
12/07/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposio-compromisso-social/641409-garotasos-de-programas--reflexoes-sobre-o-processo-de-desumanizacao-da-educacao
ISBN
978-85-5722-845-0
Palavras-Chave
formação de professores, programas educacionais, educação libertadora
Resumo
Nossa prática em 12 anos na rede municipal de educação em Salgueiro/PE, município de médio porte do Sertão Central pernambucano tem sido permeada pelo embaraço caracterização e produção de sujeitos democráticos, através da promoção de espaços de formação de professoras/es. A Secretaria Municipal de Educação atualmente é composta por 26 escolas (Creche, Ed. Infantil, Ens. Fundamental I e II) e apenas 01 psicóloga lotada na sede administrativa. Atualmente através de projetos de extensão universitária do curso de Psicologia da FACHUSC temos procurado desenvolver espaços de reflexão e ação com professoras/es para uma prática pedagógica que seja libertadora e que implique na formação de sujeitos que possam transformar suas realidades e não apenas que saiam das escolas como garotos/as fruto dos programas educacionais capacitistas como “Acelera”, “Se liga”, “Alfabetizar com sucesso”, “Educa Salgueiro” que são contratados pelo município e que são originários de grandes empresas, portanto buscam reafirmar a ideologia da ordem vigente ao focar em conteúdo sem levar em consideração o ritmo de desenvolvimento de cada indivíduo, produzindo o que Paulo Freire chamou de Educação Bancária. Tal política educacional tem objetivo de obter marcadores mais altos nos índices de avaliações externas como o IDEB e o SAEPE, acirra as desigualdades sociais, devido a descontextualização do currículo a realidade social dos sujeitos, promovendo abismos entre os indivíduos que não se adequam ao sistema e acabam por produzir o fracasso escolar, que pode ser visto na quantidade de crianças que chegam ao 5º ano sem saber ler e escrever de forma desumana.
Título do Evento
IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TAVARES, Patrícia Duarte Nogueira. GAROTAS/OS DE PROGRAMAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.. In: Anais do IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023. Anais...Sao Paulo(SP) ONLINE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposio-compromisso-social/641409-GAROTASOS-DE-PROGRAMAS--REFLEXOES-SOBRE-O-PROCESSO-DE-DESUMANIZACAO-DA-EDUCACAO. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

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