MULTIMODALIDADE E A BNCC: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO FOTOREPORTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
MULTIMODALIDADE E A BNCC: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO FOTOREPORTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores
  • Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Ressignificação de Práticas de Ensino e Aprendizagem em Ambientes Semióticos
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/349777-multimodalidade-e-a-bncc--uma-proposta-de-ensino-com-o-genero-fotoreportagem-no-ensino-fundamental-ii
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Multimodalidade, Gramática do Design Visual, Materiais Didáticos.
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de ensino com o gênero fotorreportagem no ensino fundamental II baseada na perspectiva da Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen (2006), afim de possibilitar o trabalho com o texto multimodal em sala de aula. Tal proposta justifica-se pela necessidade de discutir o trabalho com as múltiplas semioses na escola, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se como um documento que define as “aprendizagens essenciais” (BRASIL, 2019, p.7) que os alunos devem desenvolver durante toda Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Construído de forma coletiva, tal documento busca unificar as políticas educacionais, a fim de nortear a construção do currículo pedagógico das redes de ensino dos estados e municípios. Tal documento configura-se como uma tentativa de aproximar da sala de aula o trabalho com a multimodalidade, conforme as competências e habilidades apresentadas para a área de linguagem no ensino fundamental II. Baseado nos estudos sobre multimodalidade de Kress (2003; 2010) e Gualberto e Kress (2018) propõe-se discutir a concepção de multimodalidade e como tal concepção é vista pela BNCC. Em seguida, argumenta-se sobre a necessidade de criação de materiais didáticos que estimulem o trabalho com a leitura de imagens e a multimodalidade em sala de aula (LEFFA, 2007; SILVA, 2019), para, então, apresentar uma proposta de ensino para a leitura e produção do gênero fotorreportagem, baseado na GDV.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAIS, Suzanne Silva Rodrigues de. MULTIMODALIDADE E A BNCC: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO FOTOREPORTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/349777-MULTIMODALIDADE-E-A-BNCC--UMA-PROPOSTA-DE-ENSINO-COM-O-GENERO-FOTOREPORTAGEM-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-II. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes