A TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS E A NEUROCIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
A TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS E A NEUROCIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA
Autores
  • Ronaldo de Carvalho Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Ressignificação de Práticas de Ensino e Aprendizagem em Ambientes Semióticos
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/349593-a-teoria-dos-multiletramentos-e-a-neurociencia-no-ensino-de-linguas-na-escola-publica
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Multiletramentos, Neurociência, Escola Pública
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida durante a especialização em Neurociência Pedagógica, relacionada à pedagogia dos Multiletramentos, de Cope & Kalantzis, e à Neurociência como ferramentas teóricas para auxiliar professores de línguas na prática pedagógica dentro da realidade da escola pública. Uma vez que a pedagogia dos Multiletramentos propõe o ensino por meio de múltiplas mídias, textos multimodais e a valorização da multiculturalidade, subentende-se que sua aplicabilidade em salas com diversas realidades, tais como as da escola pública, seja viável e eficaz. Conjuntamente, descobertas científicas da Neurociência, ao trazerem explicações sobre como acontece a aquisição de linguagem em termos neurobiológicos, podem dar suporte ao professor no planejamento e na aplicação de conteúdos teóricos na prática pedagógica do cotidiano escolar. Esta junção de saberes permite propor atividades diferenciadas para que as aulas se tornem mais interativas e os alunos passem a ser protagonistas do processo de aprendizagem.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Ronaldo de Carvalho. A TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS E A NEUROCIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/349593-A-TEORIA-DOS-MULTILETRAMENTOS-E-A-NEUROCIENCIA-NO-ENSINO-DE-LINGUAS-NA-ESCOLA-PUBLICA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes