Título do Trabalho
O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA
Autores
  • Jêssyka S. Cardoso
  • Nicoly Aparecida Silva Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Novas Perspectivas Didáticas para o Ensino de Gramática do PB
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/349553-o-uso-de-jogos-para-o-ensino-de-gramatica
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Ensino; Gramática; Jogos.
Resumo
O ensino de gramática na escola não é tarefa fácil para o professor. Ensinar uma série de regras gramaticais e suas muitas exceções, em sua maioria, inconsistentes, torna o ensino de gramática ineficaz. Quando o aluno chega à escola, já traz consigo uma gramática internalizada, a qual independe de instrução e é desenvolvida pelo simples convívio com seus familiares (CHOMSKY, 1957). Quando ingressa na educação formal, tem o primeiro contato com a gramatica normativa, cujos métodos tradicionais de ensino raramente levam em consideração esse conhecimento gramatical que o aluno já possui. Muitas vezes o professor explica o conteúdo sem interação com os alunos e de maneira mecânica; para Pilati (2017, p. 90), “o professor deve partir das intuições e dos conhecimentos de seus alunos sobre o funcionamento de sua língua para trazer à consciência deles informações que já possuem sobre a língua.” ou seja, para ensinar gramática de forma eficiente é conveniente usar a base de conhecimento que o aluno já tem para acrescentar e assim ele aprenderá a norma padrão. Os jogos gramaticais entram em ação como ferramenta pedagógica, pois com eles é possível utilizar o conhecimento prévio dos alunos e ensinar-lhes as normas da gramática padrão de um modo mais atrativo. Fundamentado em Pilati, criou-se o Jogo da Transitividade com o objetivo de trabalhar a transitividade dos verbos. O ideal é que o fenômeno da transitividade seja bem trabalhado antes do jogo para que o participante esteja familiarizado com a nomenclatura e, assim, o jogo se torne um exercício prazeroso de fixação do conteúdo. Referências bibliográficas: CHOMSKY, Noam. 1957. Syntatic Structures. La Haya Mouton. CHOMSKY, Noam. 2009. Linguagem e mente. Trad. de Roberto Leal Ferreira. 3. Ed. São Paulo: Editora Unesp. PILATI, Eloísa. Linguística. 2017. Gramática e Aprendizagem Ativa. Campinas: Editora Pontes.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Jêssyka S.; SANTOS, Nicoly Aparecida Silva. O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/349553-O-USO-DE-JOGOS-PARA-O-ENSINO-DE-GRAMATICA. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

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