GRAMÁTICA ATIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA ALUNOS COM TDAH

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
GRAMÁTICA ATIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA ALUNOS COM TDAH
Autores
  • Micaela Cristina Pereira De Farias Gomes
  • Thaís de Oliveira Brito
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Novas Perspectivas Didáticas para o Ensino de Gramática do PB
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/349443-gramatica-ativa--uma-nova-perspectiva-de-ensino-para-alunos-com-tdah
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
TDAH, Aprendizagem Ativa, Gramática
Resumo
A mente humana é composta por sistemas linguísticos, organizados por módulos, as línguas apresentam características universais. Segundo Pilati (2017, p.94) é necessário modificar a forma de se compreender o conceito de gramática e da metodologia que se tem utilizado tradicionalmente nas aulas de gramatica para que os alunos compreendam o funcionamento do sistema linguístico. Aliar os conhecimentos linguísticos, com fundamentos teóricos a uma prática docente, baseada na aprendizagem ativa, para assim, possibilitar o aprendizado e compreensão dos fenômenos linguísticos. Inserir práticas pedagógicas, é de suma importância no ato de instigar a curiosidade e criatividade do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem. A aplicação da metodologia nos estudos da gramatica em alunos com TDAH sendo eficaz, impulsionando a criatividade e conhecimento. Segundo Silva (2010. p.13) o universo de pessoas com TDAH oscila em uma plenitude criativa e o da exaustão de um cérebro que não para. Aproveitar os pontos de criatividade e ousadia com a elaboração de jogos gramaticais, é uma oportunidade para se trabalhar o conhecimento prévio, os verbos, sujeitos, construindo assim sentenças e sentidos em frases, letras de música, livros... reutilizando matérias encontrados em casa como caixas, papeis coloridos (post-it), caixinhas de leite. No jogo “Maleta da Ambiguidade” por exemplo, a sala é dividida em seis grupos, cada representante do grupo joga o dado e constrói no varal da ambiguidade, sentenças com sentidos diferentes. Referências bibliográficas: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: TDAH. São Paulo. Editora Artmed, 2002. FRANCHI, C. Criatividade e Gramática. 2. Ed. São Paulo: Dedalus – Acervo – FE, 1991. PILATI, E. Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa. 2. Ed. São Paulo: Pontes Editores, 2017. SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas: Tdah - Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2010.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Micaela Cristina Pereira De Farias; BRITO, Thaís de Oliveira. GRAMÁTICA ATIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA ALUNOS COM TDAH.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/349443-GRAMATICA-ATIVA--UMA-NOVA-PERSPECTIVA-DE-ENSINO-PARA-ALUNOS-COM-TDAH. Acesso em: 28/05/2025

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