O JOGO DISCURSIVO DA SALA DE AULA E AS TOMADAS DE POSIÇÃO DOS ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS EM DUAS ESCOLAS REGULARES EM GOIÁS

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
O JOGO DISCURSIVO DA SALA DE AULA E AS TOMADAS DE POSIÇÃO DOS ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS EM DUAS ESCOLAS REGULARES EM GOIÁS
Autores
  • ONILDA APARECIDA GONDIM
  • Ernesto Sérgio Bertoldo
  • João de Deus Leite
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura: Análise de Discurso e Ensino de Língua e de Literatura: Contradições Entre a Teoria e a Prática
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/345152-o-jogo-discursivo-da-sala-de-aula-e-as-tomadas-de-posicao-dos-envolvidos-nas-praticas-de-leitura-e-de-escrita-par
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Leitura, Escrita, Surdez.
Resumo
Apresento um recorte da minha tese em que problematizo a temática da educação inclusiva em duas escolas públicas. Como baliza para os procedimentos teórico-metodológicos, trabalhei com o seguinte objetivo geral: problematizar o modo como os alunos surdos são significados nas e pelas práticas de leitura e de escrita na escola regular inclusiva, considerando a relação destes com a Libras e a Língua Portuguesa, embora estejam aí implicados outros processos de significação. Especificamente: identificar os pré-construídos que acabam por ancorar a relação didático-pedagógica entre professores, alunos surdos e intérpretes; analisar os processos de significação que se constituem, no jogo discursivo de sala de aula, entre os ali envolvidos, buscando pensar nas tomadas de posição e em seus efeitos para o (não) acontecimento da aula em si; analisar o modo de os alunos surdos estarem em sala de aula, em termos de constituição e de formulação de sentidos, tendo em vista a prática de repetição empírica, formal e histórica dos sentidos. A pergunta de pesquisa que norteou a pesquisa foi: Como se configuram as práticas de leitura e de escrita na sala de aula regular e no AEE para os alunos surdos, dada a relação entre diferentes processos de significação de sentido que ganham materialização no jogo discursivo de sala de aula? Trabalhei com a seguinte hipótese: embora haja discursividades oficiais que significam a relação de alunos surdos, na escola regular e no AEE, fazendo-se pressupor uma identificação destes com as práticas de leitura e de escrita, hipotetizamos que, nas escolas pesquisadas, a falta de uma inscrição na Libras acaba por engendrar a prevalência de práticas de repetição empírica e formal destes alunos com as atividades de leitura e de escrita. Teoricamente, filio-me aos estudos da Análise de Discurso a partir das teorizações de Pêcheux (1969, 1975, 1983) e outros.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONDIM, ONILDA APARECIDA; BERTOLDO, Ernesto Sérgio; LEITE, João de Deus. O JOGO DISCURSIVO DA SALA DE AULA E AS TOMADAS DE POSIÇÃO DOS ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS EM DUAS ESCOLAS REGULARES EM GOIÁS.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/345152-O-JOGO-DISCURSIVO-DA-SALA-DE-AULA-E-AS-TOMADAS-DE-POSICAO-DOS-ENVOLVIDOS-NAS-PRATICAS-DE-LEITURA-E-DE-ESCRITA-PAR. Acesso em: 02/05/2025

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