PROMOVENDO OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DE QUESTÕES DE ESPANHOL PARA O ENEM

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

DOI
10.29327/141319.1-6  
Título do Trabalho
PROMOVENDO OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DE QUESTÕES DE ESPANHOL PARA O ENEM
Autores
  • Micaela Tourné Echenique
  • Elisa Mattos
  • Júlia Hanna Lemos do Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Ressignificação de Práticas de Ensino e Aprendizagem em Ambientes Semióticos
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/344994-promovendo-os-multiletramentos-por-meio-de-questoes-de-espanhol-para-o-enem
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Multiletramentos; Espanhol; ENEM
Resumo
Orientado pelos princípios da Pedagogia dos Mutiletramentos e enfatizando a prática situada e a construção diversificada de conhecimentos por meio das tecnologias digitais (COPE; KALANTZIS, 2000; KALANTZIS; COPE, 2005; ROJO, 2013), este trabalho apresenta 15 questões de língua espanhola direcionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ancoradas em textos de três gêneros discursivos multimodais em circulação na rede social digital (RSD) Instagram, a saber: charge, tirinha e cartum, considerando as condições de produção e as potencialidades multimodais dos gêneros e da RSD. As questões foram criadas por alunos de um curso preparatório para o ENEM, como produção final de uma sequência didática (SD) de ensino de espanhol com uso de RSDs e gêneros multimodais. Inspirada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a SD foi componente da disciplina Estágio Supervisionado III de um curso de licenciatura em Letras e Língua Espanhola e foi aplicada remotamente em aulas síncronas no primeiro semestre de 2020, como parte de uma pesquisa qualitativa. A elaboração de questões do ENEM com base em textos veiculados no Instagram criou engajamento e promoveu os multiletramentos, propiciando práticas de ensino centradas no aluno e mais próximas de sua realidade, com o uso de insumos autênticos. As questões exploraram as associações entre imagem-escrita-crítica social típicas das charges e cartuns, em particular. Escritas em espanhol e português, as questões tocaram em temáticas atuais sociais e econômicas, como frequentemente visto nas provas de linguagens e códigos do ENEM, privilegiando a ativação de conhecimentos prévios de ordem sociocultural, não somente linguística.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ECHENIQUE, Micaela Tourné; MATTOS, Elisa; NASCIMENTO, Júlia Hanna Lemos do. PROMOVENDO OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DE QUESTÕES DE ESPANHOL PARA O ENEM.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/344994-PROMOVENDO-OS-MULTILETRAMENTOS-POR-MEIO-DE-QUESTOES-DE-ESPANHOL-PARA-O-ENEM. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes