O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • Rayssa Araujo Da Conceição
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Letramentos
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/343029-o-genero-textual-noticia-e-o-livro-didatico-de-lingua-portuguesa
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Gênero notícia; Letramentos; Livro didático.
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar a didatização do gênero textual notícia nos três livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio, adotados pelo Instituto Federal do Tocantins, campus Palmas, em termos de leitura e/ ou produção textual do gênero. Sendo assim, o corpus de análise, desta pesquisa, se constitui de propostas de ensino selecionadas nos três livros didáticos no que se refere à notícia. Isso se dá uma vez que o livro didático, em grande parte das escolas, se configura como o único recurso utilizado pelo professor nas suas aulas de língua portuguesa e/ou o único acesso por parte do aluno aos conteúdos. Além de que, faz-se cada vez mais importante, investigações de como o livro didático trata do gênero notícia em salas de aula. Assim, diante das relações entre estudante - livro didático - professor, este trabalho visa analisar e refletir sobre como a proposta de ensino desses livros têm orientado práticas sobre a linguagem e funcionamento do gênero notícia. Para tanto, este estudo fundamenta-se nos pressupostos teórico- metodológicos de Marcuschi (2008) e Meurer (2005), no que concerne aos estudos sobre gêneros textuais e análise; de Rojo (2012; 2005) e Kleiman (2008), em relação a letramentos; e de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018) e o Plano Nacional de Livro Didático (BRASIL, 2016), no que se refere ao componente curricular de língua portuguesa, seu currículo e o livro didático. Os resultados da pesquisa apontam que os livros didáticos em análise, apesar de citarem referências bibliográficas recentes sobre o estudo de usos de linguagem e gêneros textuais, ainda apresentam uma visão tradicional da língua e, consequentemente, no tratamento de leitura e produção textual do gênero notícia, com proposta de ensino que requer apenas identificações centradas na superficialidade textual e de horizonte mínimo de compreensão.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CONCEIÇÃO, Rayssa Araujo Da. O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/343029-O-GENERO-TEXTUAL-NOTICIA-E-O-LIVRO-DIDATICO-DE-LINGUA-PORTUGUESA. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes