A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO EDUCACIONAL

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO EDUCACIONAL
Autores
  • Marcelo Naranjo
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Leitura, Escrita e Ensino
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/342965-a-linguagem-das-historias-em-quadrinhos-como-recurso-educacional
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
História em quadrinhos; Turma da Mônica; Letramentos
Resumo
O presente trabalho pretende mostrar que as histórias em quadrinhos têm grande potencial para serem utilizadas em sala de aula, desde que o professor tenha os conhecimentos necessários dessa linguagem, levando os alunos a uma interpretação do texto, a partir da interação com os seus códigos, o que possibilita a construção de sentidos. Os quadrinhos possuem uma linguagem única, singular, dividida em gêneros de discurso e com elementos próprios, como os balões, que representam as falas das personagens. Para demonstrar esse potencial, além dos elementos básicos da linguagem, propomos a discussão em torno do elemento da quebra da quarta parede nas tiras da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. A quarta parede é a parede imaginária que separa o palco da plateia, no teatro. Quando ocorre a “quebra” dessa quarta parede, significa que houve interação entre plateia e ator, demonstrando que nada neste contexto é real. Isso ocorre nos quadrinhos, por exemplo, quando o personagem ficcional toma ciência de sua “existência”. Propomos investigar como a quebra da quarta parede nos quadrinhos contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura (Foucambert, 1998, Jouve, 2009, Chartier, 2009), além dos textos de Cirne, 1971, McCloud, 2005, Ramos, 2009, Chinen, 2011 e Cagnin, 2014, por meio de práticas de letramento na concepção de Rojo, 2009, Soares, 2009, Street, 2014 e Kalantzis, Cope, Pinheiro, 2020, evidenciando os conhecimentos sobre a metanarrativa que este recurso estabelece. Dessa maneira, vamos concluir que, desde que o professor-leitor entenda os recursos multimodais dos quadrinhos, terá condições de adequar essa linguagem no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NARANJO, Marcelo. A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO EDUCACIONAL.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/342965-A-LINGUAGEM-DAS-HISTORIAS-EM-QUADRINHOS-COMO-RECURSO-EDUCACIONAL. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes