A MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
A MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores
  • André Pedro Da Silva
  • Luis da Silva Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Fonética, Fonologia e Escrita
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/342305-a-monotongacao-na-escrita-de-estudantes-do-ensino-fundamental-i
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Monotongação, Sociolinguística, Desvio Ortográfico
Resumo
Neste trabalho, desenvolvemos um estudo sobre o fenômeno fonológico da monotongação. Esse processos é um fenômeno fonológico que ocorrem no interior da estrutura silábica e caracterizam-se pelo apagamento da semivogal, a saber: caixa > caxa; feira > fera. Aqui, buscamos, sobretudo, investigar como esse fenômeno ocorre na escrita de estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas em ambiente rural e em ambiente urbano. O corpus dessa pesquisa é composto por cento e vinte atividades distribuídas em oitenta treinos ortográficos e quarenta produções de textos realizadas pelos estudantes selecionados. Como referencial teórico, utilizou-se os trabalhos de Bortoni-Ricardo (2004), Pedrosa (2014), Tasca (2002), Barros (2000), Silva (2004), Hora (2008) e Seara; Nunes; Lazzarotto-Volcão (2015), dentre outros que tiveram como foco os aspectos aqui estudados. Através dos dados obtidos, pode-se evidenciar que os contextos linguísticos são os grande motivadores do processo em questão, haja vista o processo acontecer em maior número quando os ditongos [ow], [ey] e [ay], ocupam a sílaba tônica e o contexto seguinte é uma fricativa ou um tepe. Quanto ao ambiente rural vs urbano percebeu-se uma certa estabilidade, não existindo uma distância considerável do processo entre as duas escolas. Já em relação ao fator escolaridade, os participantes com menor escolarização tendem a fazer uso das formas não padrão. Em ambas as unidades de ensino revela-se a mesma situação: os estudantes do 4º ano apresentaram maior número de processos fonológicos na escrita, em relação aos estudantes do 5º ano.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, André Pedro Da; SOUZA, Luis da Silva. A MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/342305-A-MONOTONGACAO-NA-ESCRITA-DE-ESTUDANTES-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-I. Acesso em: 21/06/2025

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