O OLHAR QUE (RE)CRIA: DIÁLOGOS ENTRE O PINTOR PAUL CÉZANNE E A PERSONAGEM PAULO VAZ, DE A CIDADE DE ULISSES, DE TEOLINDA GERSÃO

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
O OLHAR QUE (RE)CRIA: DIÁLOGOS ENTRE O PINTOR PAUL CÉZANNE E A PERSONAGEM PAULO VAZ, DE A CIDADE DE ULISSES, DE TEOLINDA GERSÃO
Autores
  • ORIVALDO ROCHA DA SILVA
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura - O Entrelaçar de Diálogos, Perspectivas e Imaginário a partir das Obras de Teolinda Gersão
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/341813-o-olhar-que-(re)cria--dialogos-entre-o-pintor-paul-cezanne-e-a-personagem-paulo-vaz-de-a-cidade-de-ulisses-de-t
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Paul Cézanne; Teolinda Gersão; Diálogos.
Resumo
Em A Cidade de Ulisses, romance de 2011 da escritora portuguesa contemporânea Teolinda Gersão, atesta-se, por meio de revelação da própria autora em Nota Inicial, que a obra empreende um diálogo proposital com as artes plásticas. A autora justifica-se dando conta do seu próprio interesse pela área, bem como por frequentes contatos mantidos há tempos com amigos artistas plásticos. Gersão, inclusive, explicita a espécie de livre releitura aplicada a obras e exposições que aparecem nas páginas do romance, chegando a identificar claramente em que ponto da trama isso se dá. A partir de tal mote, o objetivo desse trabalho é o de propor diálogos possíveis entre o pintor francês pós-impressionista Paul Cézanne (1839-1906) e o personagem-narrador Paulo Vaz – um artista plástico – de A Cidade de Ulisses no que diz respeito, dentre outros, aos aspectos associados à visão e às verdades em referência às artes em geral e ao ofício de artista, em particular, bem como à situação de diálogo interartes, passando por considerações expressas pela voz narrativa de Teolinda a dar conta da possibilidade de existência de alguma hierarquia entre as formas de expressão artística. Nos termos do pintor francês, sua missão era a de devolver à pintura elementos que dela haviam sido subtraídos pelos impressionistas, tais como peso, estrutura e concretude da matéria. No entanto, nessa sua concepção, a pintura não era apenas uma cópia. E nos termos da voz narrativa no romance de Gersão, a concepção do artista estaria associada àquele elemento que detém o completo domínio daquilo que cria. Em ambos, pintor e personagem, a centralidade do olhar do artista como o que estaria em condições favoráveis para criar ou recriar o espetáculo do mundo, do qual o homem comum participaria dele sem perceber.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ORIVALDO ROCHA DA. O OLHAR QUE (RE)CRIA: DIÁLOGOS ENTRE O PINTOR PAUL CÉZANNE E A PERSONAGEM PAULO VAZ, DE A CIDADE DE ULISSES, DE TEOLINDA GERSÃO.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/341813-O-OLHAR-QUE-(RE)CRIA--DIALOGOS-ENTRE-O-PINTOR-PAUL-CEZANNE-E-A-PERSONAGEM-PAULO-VAZ-DE-A-CIDADE-DE-ULISSES-DE-T. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes