A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 30/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0381-0

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • karen eduarda carvalho da silva
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Fonoaudiologia e Neurociências
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simfono-1-simposio-de-fonoaudiologia-da-usm-407876/768832-a-importancia-da-intervencao-fonoaudiologica-em-criancas-com-diagnostico-do-transtorno-do-espectro-autista--revis
ISBN
978-65-272-0381-0
Palavras-Chave
Intervenção Fonoaudiológica, autismo, neuroplasticidade
Resumo
Introdução: Em 1943, Kanner utilizou a expressão autismo para descrever um grupo de crianças que apresentava perfil comportamental peculiar. Esse autor sugeriu que o autismo se tratava de uma inabilidade inata para o estabelecimento do vínculo afetivo e interpessoal, com capacidades incomuns para constituir contatos interpessoais e relações com objetos, desordens graves no desenvolvimento da linguagem, comportamento envolto de atos repetitivos e estereotipados e resistência a mudanças. As alterações de linguagem no transtorno autista geralmente são caracterizadas por atrasos significativos ou ausência total de desenvolvimento desta habilidade. A partir desse cenário percebe-se a urgência da intervenção fonoaudiológica em crianças com TEA. A estimulação precoce ou essencial, tema escolhido para o presente estudo, é um tipo de prevenção secundária, cujos objetivos são evitar e/ou amenizar distúrbios do desenvolvimento da linguagem. O tratamento precoce é indicado como uma forma de aumentar a interação do organismo com o ambiente, obtendo respostas próximas ao padrão da normalidade e prevenindo a aprendizagem de padrões atípicos de comportamento estereotipados. A partir desta pesquisa pretende-se mostrar a importância da estimulação precoce em crianças autistas, auxiliando nas aquisições de suas habilidades e proporcionado maior independência, dentro de suas limitações, bem como melhor desempenho social, comprovando, desta forma, os ganhos motores que podem ser compreendidos pelo mecanismo da plasticidade cerebral. Sendo assim, esta pesquisa objetiva fazer uma revisão de literatura visando buscar evidências que comprovem a importância da intervenção fonoaudiológica para o desenvolvimento global do TEA e atualizações sobre o tema. Objetivo: Revisar artigos atuais sobre a importância de intervenção fonoaudiológica no autismo em crianças, por meio da revisão de literatura em busca de: modelos e/ou estratégias de intervenção fonoaudiológica. Metodologia:O presente estudo foi realizado através de levantamento bibliográfico de materiais científicos, por meio de busca em base de dados dos sites disponíveis na Internet: Google, Scielo, bem como em livros científicos e pela busca sobre o tema no repositório digital da Universidade Federal de Pernambuco Foram incluídos os artigos que agregaram aos seus objetivos a descrição de propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil como também da importância da atuação do profissional da fonoaudiologia durante o processo terapêutico. Os livros selecionados serviram para complementar os dados retirados de artigos. A escolha dos artigos foi realizada após a leitura do título e abstract/resumo. Foram selecionados aqueles que abordavam os temas: Intervenção fonoaudiológica, estimulação precoce e desenvolvimento motor/linguístico. Do total de referências utilizadas 50% foram publicadas após 2020. Este referencial constituiu o embasamento do presente trabalho, contribuindo para a atualidade da pesquisa, uma vez que as informações são recentes (foram publicadas a menos de seis anos). Resultado: Conforme as leituras de trabalhos científicos foram selecionados 10 artigos nas bases de dados do Google Acadêmico. Seguida por leitura minuciosa dos artigos e baseando-se nos critérios de inclusão foram selecionados 4 e 5 artigos de ambas bases bibliográficas respectivamente, totalizando 9 artigos para fazer parte do presente estudo. Alguns artigos foram publicados em mais de uma revista e em eventos acadêmicos. Discussão: É de grande relevância a intervenção fonoaudiológica nas terapias diretas envolvendo recursos manuais e digitais, podem ser eficazes no desenvolvimento da criança com TEA e sua associação com a intervenção indiretas possibilita uma evolução no desenvolvimento das mesmas. Além das relações vantajosas com a terapia lúdica. Conclusão: Esta revisão de literatura parte das pesquisas evidenciadas demonstraram a importância da intervenção associada a partir da terapia lúdica com o fonoaudiólogo , proporciona uma intervenção satisfatória que possibilitam evolução considerável no desenvolvimento do sujeito com TEA. Referências: A importância da estimulação precoce em bebês portadores de Síndrome de Down: Revisão de literatura. Disponível em: Rev. Bras. Terap. e Saúde , Curitiba, v. 1, n. 1, p. 51-63, jul./dez. 2010. Acesso em 12 de novembro de 2023 Intervenção fonoaudiológica em crianças com transtorno do espectro autista. 12 dez. 2020. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436. Acesso em: 12 nov. 2023. Kanner L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child. 1943;2:217-50. Acesso em: 15 nov.2023. ASSUNÇÃO, F. S. A importância da intervenção fonoaudiológica no processo de aquisição da linguagem da criança com transtornos do espectro do autismo (TEA). Fortaleza, 2019. Acesso em: 16 nov.2023. AMATO et al. Fatores intervenientes na terapia fonoaudiológica de crianças autistas. São Paulo: Rev. soc. bras. Fonoaudiologia. v.16, n.1, jan./mar. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rsbf/v16n1/19.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2023.
Título do Evento
SIMFONO - 2º Simpósio de Fonoaudiologia da USM
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
1º Simpósio de Fonoaudiologia da UniSãoMiguel
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, karen eduarda carvalho da. A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simfono-1-simposio-de-fonoaudiologia-da-usm-407876/768832-A-IMPORTANCIA-DA-INTERVENCAO-FONOAUDIOLOGICA-EM-CRIANCAS-COM-DIAGNOSTICO-DO-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA--REVIS. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes