O CURRÍCULO OCULTO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – PRIORIDADES EM QUESTÃO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O CURRÍCULO OCULTO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – PRIORIDADES EM QUESTÃO
Autores
  • MOACIR DOS SANTOS DA SILVA
  • Sérgio Arruda de Moura
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT053 - Linguagem, Cognição e Cultura
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/528399-o-curriculo-oculto-a-base-nacional-comum-curricular-(bncc)-e-o-ensino-da-lingua-portuguesa--prioridades-em-ques
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Currículo Oculto. BNCC. Língua Portuguesa. Prática docente.
Resumo
O trabalho em questão visa à reflexão sobre o Currículo Oculto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino da Língua Portuguesa e compõe uma das partes de uma tese sobre saberes e conhecimentos discentes, ainda em construção. Os objetivos dele é investigar o quanto à prática docente dos professores incorpora os saberes e os discursos provenientes dos alunos e as principais facilidades/dificuldades advindas dessa ação e promover uma análise crítica do Currículo Oculto, na perspectiva discente, do documento oficial (BNCC) e da prática de ensino da língua materna. Dessa forma, a análise das diversas competências da base e a forma de desenvolvimento e as ações do docente nas práticas pedagógicas, de ontem e de hoje, serão revisitadas a fim de proporcionar um pensar, acerca das estratégias e metodologias implementadas nos espaços da sala de aula. Para isso, a leitura da BNCC (2018), no que tange às competências, currículos e a análise de obras, como os livros Aula de Português (2015), de Irandé Antunes; A formação do professor de português (2006), de Paulo Coimbra Guedes e Da relação com o saber às práticas educativas (2013), de Bernard Charlot, contribuirão para uma reflexão mais pormenorizada. A pesquisa será bibliográfica e semiestruturada, em que ocorrerá a aplicação de perguntas acerca de especificidades sobre saberes e conhecimentos numa mesa-redonda, numa aula de língua portuguesa, na 3ª série do ensino médio. E os resultados serão analisados com base na conversa proposta na atividade.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, MOACIR DOS SANTOS DA; MOURA, Sérgio Arruda de. O CURRÍCULO OCULTO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – PRIORIDADES EM QUESTÃO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/528399-O-CURRICULO-OCULTO-A-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR-(BNCC)-E-O-ENSINO-DA-LINGUA-PORTUGUESA--PRIORIDADES-EM-QUES. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes