TURISMO CULTURAL SUSTENTÁVEL: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA O PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS, BAHIA (BRASIL)

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
TURISMO CULTURAL SUSTENTÁVEL: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA O PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS, BAHIA (BRASIL)
Autores
  • Maria Rosileide Bezerra de Carvalho
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT007 - Imaginário, Ecocrítica e Performance
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527832-turismo-cultural-sustentavel--uma-estrategia-politica-para-o-parque-estadual-de-canudos-bahia-(brasil)
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Parque Estadual de Canudos, Turismo cultural sustentável, Ecocriticismo.
Resumo
Ações antrópicas têm promovido alterações marcantes no Bioma Caatinga nas últimas décadas. Diante de tal contexto, a criação de áreas protegidas para a manutenção da biodiversidade e conservação do berço genético, constitui emergência socioambiental que aponta para a necessidade de compatibilizar as atividades humanas e o crescimento econômico com a manutenção ecossistêmica. Fundado em 1986, o Parque Estadual de Canudos compreendeu em sua implantação uma área de 1.321 ha, posteriormente transformado em órgão suplementar da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O Parque integra áreas de terras, palco da Guerra de Canudos (1896 – 1897), abrigando valiosos sítios históricos e arqueológicos, além de sua relevância biológica e prioritária para conservação, em virtude da predominância do Bioma Caatinga. Entretanto, a despeito de sua importância enquanto Unidade de Conservação, o Decreto Estadual Nº 20.896 de 19 de novembro de 2021, delimita a área do Parque em 462.0098 ha. Ademais, o município de Canudos tem apresentado incremento na atividade turística local, com seus impactos negativos associados. Assim, esta pesquisa objetiva caracterizar os aparelhos patrimoniais localizados no Parque Estadual de Canudos, enquanto manifestações artísticas contemporâneas, sob a perspectiva da Ecocrítica, definida aqui como a aplicação de conceitos ecológicos ao estudo da arte literária. Foram utilizados os métodos exploratório e descritivo referentes à abordagem teórica sobre conceitos das ciências ecológicas e sua interseção com as ciências da linguagem, visando discutir aspectos do turismo cultural e como implementá-lo de forma sustentável. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos de Begossi (1993), Branch (2021), Garrard (2006), Gattari (1990), Melo & Cardozo (2015), Ramos (2004), entre outros. Os resultados apontam para a necessária incorporação do turismo sustentável como eixo estratégico na política de desenvolvimento local, e como forma de alcançar o equilíbrio entre a conservação, preservação ambiental e cultural, e viabilidade socioeconômica.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Maria Rosileide Bezerra de. TURISMO CULTURAL SUSTENTÁVEL: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA O PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS, BAHIA (BRASIL).. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527832-TURISMO-CULTURAL-SUSTENTAVEL--UMA-ESTRATEGIA-POLITICA-PARA-O-PARQUE-ESTADUAL-DE-CANUDOS-BAHIA-(BRASIL). Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes