A LEITURA ALIADA À ESCRITA: PROMOÇÃO DA CONSISTÊNCIA ARGUMENTATIVA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A LEITURA ALIADA À ESCRITA: PROMOÇÃO DA CONSISTÊNCIA ARGUMENTATIVA
Autores
  • Ivone Ferreira de Alcantara Oliveira
  • Adriana Teixeira Alves
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT011 - Multiletramento, Ensino e Avaliação da Leitura e Escrita em Interfaces no Cenário Escolar
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527818-a-leitura-aliada-a-escrita--promocao-da-consistencia-argumentativa
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Palavras chaves: Leitura e escrita, Redação do ENEM, práticas
Resumo
Esta pesquisa tem como tema a prática da escrita em sala de aula, no tocante ao trabalho com a produção textual do gênero discursivo redação do ENEM. A partir dessa reflexão, dois motivos impulsionaram a elaboração dessa experiência: a insuficiência de conhecimento sociocultural e a inconsistência argumentativa dos alunos, bem como a falta de práticas pedagógicas tendo a leitura, aliada à prática da produção textual. Diante disso, objetivou-se a realização de uma prática pedagógica que visasse a promoção da leitura, com foco na ampliação do repertório sociocultural e da competência argumentativa e escritora dos estudantes do ensino médio, envolvendo o padlet e os cadernos físicos. Para isso, embasou-se em: (BAKHTIN, 2011),no tocante à concepção dialógica da linguagem (KOCH, 2011), (KOCH; ELIAS 2017), com relação à argumentação (ROJO, 2012; 2017) e a (BNCC, 2018), ao apontarem a necessidade de práticas que envolvam os multiletramentos. A realização dessa experiência aconteceu numa escola estadual de ensino integral, do estado de Rondônia, no decorrer do ano de 2021. A oficina foi organizada em quatro momentos. No primeiro, elaboração de uma proposta pedagógica que propiciasse o envolvimento dos alunos em eventos de leitura multimodal, por meio do uso da ferramenta padlet. No segundo, apresentação da ferramenta aos alunos e indicação de um tema social sobre o qual deveriam pesquisar diversos gêneros discursivos e postar na ferramenta - para leituras compartilhadas. No terceiro, realização de leitura e discussões sobre a temática aborda nos textos. No quarto - no caderno físico - práticas de atividades com estratégias argumentativas e produção textual sobre o tema lido e discutido. Como resultado, observou-se estudantes com mais criticidade, antenados às questões sociais, consequentemente, capazes de defender seu posicionamento, oralmente, e principalmente, por meio da argumentação nas produções textuais escolares e nos diversos contextos avaliativos que exigem o texto do tipo dissertativo-argumentativo.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Ivone Ferreira de Alcantara; ALVES, Adriana Teixeira. A LEITURA ALIADA À ESCRITA: PROMOÇÃO DA CONSISTÊNCIA ARGUMENTATIVA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527818-A-LEITURA-ALIADA-A-ESCRITA--PROMOCAO-DA-CONSISTENCIA-ARGUMENTATIVA. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

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