CONEXÃO DE ORAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
CONEXÃO DE ORAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Autores
  • Thamara Santos De Castro
  • Isadora Picanço
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT046 - Conectivos e Conexão de Orações: Pesquisa e Ensino
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527680-conexao-de-oracoes-na-educacao-basica--um-relato-a-luz-da-linguistica-sistemico-funcional
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
conexão de orações, ensino, sequências didáticas, Linguística-Sistêmico Funcional.
Resumo
Considerando a emergência de práticas pedagógicas que facilitem o ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa como língua materna, este relato de experiência tem como objetivo a descrição de intervenções realizadas por professoras da Educação Básica em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais – e da 3ª série do Ensino Médio acerca da conexão de orações. Como se trata da fase final dos segmentos, faz parte do conteúdo curricular o aprendizado do tradicionalmente denominado período composto e dos diferentes recursos linguístico-gramaticais que fazem a ligação das orações. No entanto, em decorrência de uma prática tradicionalmente formalista, as habilidades de leitura e de escrita acabam não possibilitando ao aluno uma reflexão sobre os recursos linguísticos que lhe são disponibilizados. Por isso, com embasamento teórico na Base Nacional Comum Curricular e na Linguística Sistêmico-Funcional, cuja gramática é de cunho sociossemiótica (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014), propomos sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004) que valorizassem os aspectos lógico-semânticos dos nexos oracionais, garantindo uma abordagem mais reflexiva e menos metalinguística. A partir disso, em um primeiro momento, algumas dificuldades em relação ao uso de conectores e sua diversificação foram observadas, o que foi sendo minimizado à medida que se associaram teoria e prática, culminando em textos mais coesos. Com esse aporte, a prática pedagógica buscou uma direção produtiva para o tratamento dado às orações na educação básica, demonstrando como as escolhas das formas de conexão contribuem para a construção textual.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Thamara Santos De; PICANÇO, Isadora. CONEXÃO DE ORAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527680-CONEXAO-DE-ORACOES-NA-EDUCACAO-BASICA--UM-RELATO-A-LUZ-DA-LINGUISTICA-SISTEMICO-FUNCIONAL. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes