O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL A PARTIR DA REESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO DE TEXTO: ANÁFORAS NOMINAIS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL A PARTIR DA REESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO DE TEXTO: ANÁFORAS NOMINAIS
Autores
  • Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da Conceição
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT019 - Léxico, Onomástica, Variação e Ensino
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527667-o-desenvolvimento-da-competencia-lexical-a-partir-da-reescrita-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-da-producao-d
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Léxico. Reescrita. Produção de texto.
Resumo
O desenvolvimento da reescrita na sala de aula de Língua Portuguesa, como fator relevante para o aprimoramento da produção textual, vem sendo ignorado, como se observa em Teixeira da Conceição (2019). Esta comunicação, pertencente à pesquisa de doutoramento em andamento, pretende discutir o desenvolvimento da competência lexical a partir da reescrita. Buscamos o recorte lexical, pois o léxico é um componente de ensino fundamental na construção textual dos sentidos. No entanto, entendemos que, para exigir a competência lexical na produção de textos, é preciso ensinar a ter autonomia no próprio processo de escrita, em que se reflita criticamente sobre os usos e os efeitos de sentido da escolha lexical. O objetivo central da comunicação é discutir as competências que os alunos da Educação Básica precisam ter no uso escrito da língua, nos diferentes contextos, refletindo especialmente sobre as funções do léxico na construção do texto. Para tal, partimos de uma metodologia em que destacamos os recursos anafóricos, a partir da progressão referencial - formas de valor pronominal; numerais; advérbios locativos; elipses; formas nominais reiteradas; formas nominais sinônimas ou quase sinônimas, considerando como parte fundamental a operação de reescrita. Os dados, em análise, foram retirados de 19 textos empíricos, pertencentes ao gênero textual resenha. Compomos nosso referencial teórico em Dolz et al (2010); Volóchinov (2017); sobre o ensino do léxico, em Antunes (2005 e 2012), e sobre o desenvolvimento da competência lexical, em Ferraz (2011, 2008) e Santos (2017). Nesse contexto, assumimos a ideia de que a reescrita permite ao aluno desenvolver a capacidade de escolher adequadamente os recursos lexicais, com autonomia, criticidade e proficiência.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CONCEIÇÃO, Fernanda Júnia Aparecida Teixeira da. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL A PARTIR DA REESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO DE TEXTO: ANÁFORAS NOMINAIS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527667-O-DESENVOLVIMENTO-DA-COMPETENCIA-LEXICAL-A-PARTIR-DA-REESCRITA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DA-PRODUCAO-D. Acesso em: 06/06/2025

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