PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O USO DO EXAME CELPE-BRAS PARA ESTUDANTES DE PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O USO DO EXAME CELPE-BRAS PARA ESTUDANTES DE PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA
Autores
  • Natália Tosatti
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT023 - Diálogos Brasil-África : Questões Linguísticas e Culturais em Foco
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527497-problematizacoes-sobre-o-uso-do-exame-celpe-bras-para-estudantes-de-paises-africanos-de-lingua-oficial-portuguesa
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Celpe-Bras; PALOP; Políticas Linguísticas
Resumo
Esta comunicação tem como propósito apresentar alguns resultados de um trabalho de pesquisa que analisou o desempenho na produção escrita de examinandos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que se submeteram à edição de 2018 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Até 2012, o Exame não era exigido a estudantes de PALOP, porém, a partir da publicação do Decreto Nº 7.948, de 12 de março de 2013 (BRASIL, 2013), a exigência do exame se estendeu a todos os estudantes estrangeiros, sem exceção. Dados referentes a 106 participantes oriundos de PALOP apontaram haver considerável discrepância entre o desempenho oral e o desempenho escritos desses examinandos. Com base na análise das produções escritas desses examinandos e considerando o construto que rege o exame, apresentaremos e discutiremos, nesta comunicação, alguns aspectos que levam a compreender essa diferença. O resultado dessas análises nos permite, por meio de dados empíricos, questionar a política que exige de estudantes de PALOP a comprovação de proficiência por meio de um exame de português como língua adicional, que não foi pensado para um público oriundo de países em que o português se coloca como língua oficial. Entendemos que a exigência desse exame para esse público indica uma incongruência com as ideias de elo linguístico e cooperação subjacentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TOSATTI, Natália. PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O USO DO EXAME CELPE-BRAS PARA ESTUDANTES DE PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527497-PROBLEMATIZACOES-SOBRE-O-USO-DO-EXAME-CELPE-BRAS-PARA-ESTUDANTES-DE-PAISES-AFRICANOS-DE-LINGUA-OFICIAL-PORTUGUESA. Acesso em: 01/07/2025

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