ENSINO DO LÉXICO E INSTAGRAM: UM OLHAR PARA OS NEOLOGISMOS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

DOI
10.29327/1199365.8-14  
Título do Trabalho
ENSINO DO LÉXICO E INSTAGRAM: UM OLHAR PARA OS NEOLOGISMOS
Autores
  • Ana Lúcia Pinto da Silva Lino
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT019 - Léxico, Onomástica, Variação e Ensino
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527488-ensino-do-lexico-e-instagram--um-olhar-para-os-neologismos
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Ensino, léxico, neologismos, livro didático, Instagram.
Resumo
O léxico é o componente mais importante de uma língua e está no cerne de nosso conhecimento linguístico, logo, ao comunicarmos, fazemos escolhas linguísticas, conforme o propósito enunciativo. Portanto, é legítimo reconhecermos seu lugar nas aulas de Língua Portuguesa (LP) desde a infância, o que por muito tempo ficou em segundo plano ou foi abordado superficialmente (ANTUNES, 2012). As mudanças ocorridas numa língua são primeiramente percebidas no léxico, que se renova, ressignifica, cria novas unidades, toma emprestado de outros sistemas, mas também descarta aquelas em desuso. Chamamos esse processo criativo de neologia e seus produtos, neologismos. Assim, a rede social Instagram – onde se praticam a espontaneidade e criatividade linguística – representa um ambiente profícuo para ensino e aprendizagem de neologismos e consequente ampliação lexical. Neste sentido, objetivamos compreender se há e que relação há entre o ensino do léxico e os neologismos produzidos no Instagram, por alunos de 6º e 9º anos do ensino fundamental, na Escola Estadual Vila União e do Instituto Presbiteriano Educacional e Social (IPES) ambos, em Palmas, TO. Para constatar o caráter neológico das unidades lexicais, serão consultados os dicionários Houaiss (2009), Aurélio (FERREIRA, 2009) e Michaelis (2017). Já no embasamento teórico nos apoiaremos nos estudiosos da Lexicologia, dos neologismos e outras áreas fundamentais para essa proposta (Antunes, 2012; Biderman, 2001; Carvalho, 1989; Basílio, 1991; 2006; Vilela, 1994; Henriques, 2011; Alves ,1996; 1990; Ferraz, 2008 etc.) Metodologicamente, este estudo está definido como pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevista com grupo focal (Morgan,1997), com docentes de LP e alunos das escolas mencionadas. Também será feita análise das coleções de livros definidas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), da área de Linguagens LP das duas escolas. Como resultados, esperamos constatar que as escolas caminhem junto à sociedade, acompanhando as novidades linguísticas ocorridas no âmbito do Instagram.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LINO, Ana Lúcia Pinto da Silva. ENSINO DO LÉXICO E INSTAGRAM: UM OLHAR PARA OS NEOLOGISMOS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527488-ENSINO-DO-LEXICO-E-INSTAGRAM--UM-OLHAR-PARA-OS-NEOLOGISMOS. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

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