CONCEIÇÃO EVARISTO: A LEITURA DE CONTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
CONCEIÇÃO EVARISTO: A LEITURA DE CONTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Inimar Santos Junior
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT056 - Formação de leitores
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527415-conceicao-evaristo--a-leitura-de-contos-no-processo-de-formacao-do-leitor-literario-na-educacao-basica
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Ensino, Formação de leitor literário, Cultura afro-brasileira, Lei 10639/03.
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de formação de leitor literário na educação básica a partir da leitura de contos da obra Olhos D’água, de Conceição Evaristo. Racismo, pobreza, exclusão social, violência contra a mulher e a criança são alguns dos temas abordados na coletânea reunida para compor uma sequência didática a ser efetivada em uma turma de nono ano de uma escola pública estadual situada em Aparecida de Goiânia-Go. A hipótese que nos orienta é a de que, ao eleger um trabalho de Conceição Evaristo, mulher negra, intelectual e autora reconhecida pelo valor estético literário de suas obras, seja possível colaborar com o processo de formação de um leitor literário autônomo, proficiente, crítico, reflexivo; consequentemente um cidadão mais solidário, sensível aos problemas sociais de nosso país. Ao mesmo tempo, a formação do leitor literário permite democratizar um bem cultural que não pode ser negado, em especial à criança e ao adolescente. Definimos esse trabalho como uma pesquisa-ação (GIL, 2019). O aporte teórico apresenta estudiosos como Candido (1993, 1995), Cortázar (2006), Cuti (2010), Colomer (2007), Todorov (2010) e outros. A análise dos dados pressupõe um caráter interpretativo com base nos autores estudados, produções dos discentes que contemplam a sequência didática aplicada, fotos e anotações em diário do professor. O produto educacional terá o formato de um e-book com produções feitas pelos discentes. Trata-se de um trabalho que vem ao encontro da Lei 10639/03 que tornou obrigatório o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Inimar Santos. CONCEIÇÃO EVARISTO: A LEITURA DE CONTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527415-CONCEICAO-EVARISTO--A-LEITURA-DE-CONTOS-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO-DO-LEITOR-LITERARIO-NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

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