PALIMPSESTO: UMA ANÁLISE TRANSTEXTUAL DA MUSICA CÁLICE. RESISTÊNCIA, OPRESSÃO E OS REFLEXOS NA HISTÓRIA DO BRASIL.

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
PALIMPSESTO: UMA ANÁLISE TRANSTEXTUAL DA MUSICA CÁLICE. RESISTÊNCIA, OPRESSÃO E OS REFLEXOS NA HISTÓRIA DO BRASIL.
Autores
  • Helen Suzandrey Maia Sousa
  • anderson paulo da fonseca costa
  • Nellihany Dos Santos Soares
Modalidade
Comunicação em Simpósio Presencial
Área temática
AT002 - Linguagem e Literatura em Perspectiva Interdisciplinar
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527353-palimpsesto--uma-analise-transtextual-da-musica-calice-resistencia-opressao-e-os-reflexos-na-historia-do-brasil
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Trantextualidada, Ditadura militar, Cálice, história , literatura
Resumo
Esta comunicação tem por finalidade fomentar os debates entre as diversas influências textuais que envolvem a música “Cálice”, de Chico Buarque de Holanda, e de que modo os conceitos de “Trantextualidade”, de Gérard Genette, em sua obra Palimpsestes. La littérature au second degré, dão suporte à análise das músicas do período demarcado pelo regime militar no Brasil. A construção do conhecimento histórico envolve a compreensão de conceitos básicos, como processo histórico, fato, sujeito e tempo histórico, que auxiliam na fundamentação e na formalização desse saber, associando informações, relacionando e analisando épocas, caracterizando períodos e, ao mesmo tempo, abstraindo ideias e generalizando imagens que, de alguma forma, refletem na consciência coletiva. Diante disso, é importante ressaltar que, o historiador, segundo Schmid (2004), é um especialista na questão do passado, não só porque ele o pensa, como, também, porque o toma como objeto de sua escrita. Neste sentido, a música “Cálice” se apresenta como um palimpsesto que, para Genette, é compreendido como um pergaminho, cuja primeira inscrição foi raspada para se traçar outra que não se esconde de fato, de modo que se pode lê-la por transparência – o antigo sobre o novo. Neste sentido, para análise e compreensão do texto considerou-se as categorias de “Transtextualidade”: “Intertextualidade”, “Hipertextualidade”, “Paratextualidade”, “Metatextualidade” e “Arquitextualidade”.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Helen Suzandrey Maia; COSTA, anderson paulo da fonseca; SOARES, Nellihany Dos Santos. PALIMPSESTO: UMA ANÁLISE TRANSTEXTUAL DA MUSICA CÁLICE. RESISTÊNCIA, OPRESSÃO E OS REFLEXOS NA HISTÓRIA DO BRASIL... In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527353-PALIMPSESTO--UMA-ANALISE-TRANSTEXTUAL-DA-MUSICA-CALICE-RESISTENCIA-OPRESSAO-E-OS-REFLEXOS-NA-HISTORIA-DO-BRASIL. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes