A FORMAÇÃO DE LEITORES MIRINS: ANÁLISE DE “A PRINCESA QUE ESCOLHIA”, DE ANA MARIA MACHADO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DE LEITORES MIRINS: ANÁLISE DE “A PRINCESA QUE ESCOLHIA”, DE ANA MARIA MACHADO
Autores
  • Fabricia Jeanini Cirino Pinto
  • Clóvis Maurício de Oliveira
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT056 - Formação de leitores
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527309-a-formacao-de-leitores-mirins--analise-de-a-princesa-que-escolhia-de-ana-maria-machado
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Formação do leitor, Ana Maria Machado, Recepção, Literatura Infantil, A princesa que escolhia.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar e apresentar uma proposta de recepção da obra “A princesa que escolhia” (2017) de Ana Maria Machado, ilustrada por Mariana Massarani, ressaltando a importância das ilustrações para os livros infantis, que possibilitam e permitem aguçar a curiosidade e incentivar as crianças à leitura, bem como os benefícios incomensuráveis trazidos para as crianças através de uma história bem contada. A obra aborda o empoderamento feminino desde muito cedo, a fim de transformar uma concepção que antes era tida como normal, como as delimitações adequadas para cada gênero. Para a recepção, utilizaremos uma sequência didática, baseada no Método Recepcional preconizado pelas teóricas Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), que sugerem, como caminho, uma sistematização de atividades de leitura na análise e recepção com os alunos. Com vasta obra publicada, Ana Maria Machado é responsável por promover uma grande transformação na literatura infantil, pois sua produção apresenta a consideração pelo seu público receptor, visto como inteligente e capaz de refletir sobre as histórias que lê e/ou ouve. A escritora introduz um dos aspectos mais significativos da tônica de sua poética: um espírito questionador acerca dos padrões rígidos de comportamento, instituídos socialmente, de forma a instigar seu público a refletir de forma crítica sobre seu entorno social, histórico e político. Um dos aspectos mais relevantes de sua literatura é o diálogo permanente entre realidade vivida e ficção, em que o leitor é convidado a revisitar o passado histórico em suas múltiplas faces, por meio da experiência estética oferecida pelo texto literário.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, Fabricia Jeanini Cirino; OLIVEIRA, Clóvis Maurício de. A FORMAÇÃO DE LEITORES MIRINS: ANÁLISE DE “A PRINCESA QUE ESCOLHIA”, DE ANA MARIA MACHADO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527309-A-FORMACAO-DE-LEITORES-MIRINS--ANALISE-DE-A-PRINCESA-QUE-ESCOLHIA-DE-ANA-MARIA-MACHADO. Acesso em: 19/05/2025

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