A MATRIZ GESTO-FALA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES GESTUO-VOCAIS NO GÊNERO AULA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A MATRIZ GESTO-FALA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES GESTUO-VOCAIS NO GÊNERO AULA
Autores
  • Eriglauber Edivirgens Oliveira da Silva
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT036 - Aquisição e Práticas de Linguagem
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527081-a-matriz-gesto-fala-em-sala-de-aula--uma-proposta-de-analise-das-producoes-gestuo-vocais-no-genero-aula
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Matriz Gesto-Fala, Sala de Aula, Enunciados Multimodais.
Resumo
Normalmente, o ambiente escolar é o espaço onde a criança começa a ter acesso aos diversos conhecimentos humanos sistematicamente, sendo apresentada nos primeiros anos de ensino escolar aos conhecimentos da língua ainda não adquiridos através do processo de aquisição da linguagem, como o sistema de escrita, as particularidades da oralidade e os diversos gêneros textuais. Dessa forma, o presente estudo se volta para o ambiente de sala de aula do Ensino Fundamental — Anos Iniciais, buscando de forma geral investigar as produções gestuo-vocais das interações professor-aluno(s) ocorridas durante o gênero aula em uma turma de 4° Ano. De forma específica, a atual pesquisa intenciona: a) debater teoricamente sobre a importância do gesto em ambiente de aprendizagem; b) e estabelecer um método analítico para investigar a interação multimodal em salas de aula. Metodologicamente, o estudo se compreende como uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter qualitativo interpretativista , organizando-se em três momentos de análise: 1) pesquisa bibliográfica sobre a temática do gesto em contextos de aprendizagem; 2) elaboração de uma abordagem analítica das produções gestuo-vocais no ambiente de sala de aula e; 3) aplicação dessa abordagem em dados coletados em aulas de Língua Portuguesa de uma turma de 4° Ano do Ensino Fundamental — Anos Iniciais. De embasamento teórico, o estudo usufrui de nomes como: ALRØ; SKOVSMOSE, 2010; GOLDIN-MEADOW, COOK & MITCHELL, 2009; MARCUSCHI, 2008,; DOLZ, SCHNEUWLY & HALLER, 2004; MCNEILL, 2006; KENDON, 2000; entre outros. Como resultado, foi possível elaborar um olhar analítico sobre as produções gestuo-vocais presentes no ambiente de sala de aula, estabelecendo classificações sobre os enunciados multimodais produzidos em sala aula e a relação destes com o gênero aula ministrado pelo docente.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Eriglauber Edivirgens Oliveira da. A MATRIZ GESTO-FALA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES GESTUO-VOCAIS NO GÊNERO AULA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527081-A-MATRIZ-GESTO-FALA-EM-SALA-DE-AULA--UMA-PROPOSTA-DE-ANALISE-DAS-PRODUCOES-GESTUO-VOCAIS-NO-GENERO-AULA. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes