A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS PARA UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO BRASIL: UMA PRÁTICA DE AUTONOMIA, ACOLHIMENTO E INSURGÊNCIAS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS PARA UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO BRASIL: UMA PRÁTICA DE AUTONOMIA, ACOLHIMENTO E INSURGÊNCIAS
Autores
  • Dina Talita Oliveira Scharb
  • Laura Fontana Soares
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT020 - O Ensino de Português Como Língua Adicional: Cenários e Perspectiva
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527020-a-elaboracao-de-curriculos-para-um-curso-de-portugues-como-lingua-de-acolhimento-no-brasil--uma-pratica-de-autono
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Palavras-chave: Português como Língua de Acolhimento; currículos; translinguagem; pedagogias críticas.
Resumo
Este trabalho busca discutir sobre os objetivos e as escolhas teórico-metodológicas que têm orientado a construção dos currículos elaborados para os módulos regulares do Conexão Português, projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para migrantes do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações - CIBAI Migrações. Para tanto, propusemo-nos a investigar conceitos e/ou direcionamentos teóricos pertinentes para uma prática pedagógica que promovesse equidade e integração social para migrantes deslocados forçados em contextos de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) (GROSSO, 2010; ANÇÃ, 2003). Entre os conceitos investigados, estão: translinguagem (GARCÍA, 2009; GARCÍA, JOHNSON & SELTZER, 2017, GARCÍA & WEI, 2013), Consciência Crítica da Linguagem (FAIRCLOUGH, 2001; CLARK E ??IVANIC, 1997), paisagem linguística (linguistic landscape) (SHOHAMY E GORTER, 2009; CENOZ & GORTER, 2008) e sensibilização do entorno para diversidade (MAHER, 2007). Como resultado desta revisão bibliográfica, elaboramos três direcionamentos necessários para a construção de um currículo atento às especificidades do ensino de PLAc em salas de aulas multilíngues, a saber: a. valorização do repertório linguístico do aluno; b. aprendizagem crítica da língua e c. educação do entorno. A fim de ilustrar esta discussão, apresentamos o currículo elaborado para o curso Módulo I, oferecido regularmente no formato online e presencial, que foi construído tendo em vistas estes três direcionamentos teóricos. Objetivamos, portanto, refletir acerca das implicações de nossas escolhas teórico-metodológicas no ensino de PLAc no Brasil.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHARB, Dina Talita Oliveira; SOARES, Laura Fontana. A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS PARA UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO BRASIL: UMA PRÁTICA DE AUTONOMIA, ACOLHIMENTO E INSURGÊNCIAS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527020-A-ELABORACAO-DE-CURRICULOS-PARA-UM-CURSO-DE-PORTUGUES-COMO-LINGUA-DE-ACOLHIMENTO-NO-BRASIL--UMA-PRATICA-DE-AUTONO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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