O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NO TEXTO MODELO ENEM DO ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA.

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NO TEXTO MODELO ENEM DO ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA.
Autores
  • Letícia dos Santos Silva
  • MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT049 - A Redação do Enem no contexto educacional brasileiro
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526952-o-repertorio-sociocultural-no-texto-modelo-enem-do-estudante-de-escola-publica-e-privada--uma-analise-qualitativa
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Repertório sociocultural; Dissertação ; Enem; escola.
Resumo
O tema deste trabalho decorre da observação empírica baseada em experiência prévia da pesquisa como professora de aulas de redação para vestibulares em um câmpus do interior do Estado do Instituto Federal de São Paulo. Nessa ocasião, constatou-se o quão discrepante é a presença do repertório sociocultural na dissertação modelo Enem entre estudantes de escolas públicas e privadas. O exame considera repertório dados e referências utilizados como argumentos para embasar o ponto de vista no texto dissertativo. Diante disso, nesse trabalho, apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa, desenvolvida no âmbito de Iniciação Científica do Instituto Federal de São Paulo, que analisam a presença e a ausência de repertório sociocultural respaldado nas áreas do saber em redações de estudantes de escolas públicas e privadas, averiguando a pertinência desse repertório à argumentação. Devido ao fato de o tipo de escola atrelar-se a condições socioeconômicas, ancora-se a pesquisa na Sociolinguística e no conceito de capital cultural. Ademais, revisaram-se documentos publicados pelo INEP sobre as diretrizes de correção da redação. A fins de realizar a análise descritiva e qualitativa do repertório, coletou-se como corpus dissertações modelo Enem sobre o tema “Analfabetismo Funcional”, por meio de uma coletânea elaborado pela pesquisadora. Dentre os resultados parciais obtidos, destaca-se, além do referencial teórico, a análise de algumas produções dos estudantes que indicou a relevância do tipo de escola como fator condicionante para a presença do repertório sociocultural e sua correlação à noção e capital cultural.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Letícia dos Santos; CORDEIRO, MARIA BEATRIZ GAMEIRO. O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NO TEXTO MODELO ENEM DO ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA... In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/526952-O-REPERTORIO-SOCIOCULTURAL-NO-TEXTO-MODELO-ENEM-DO-ESTUDANTE-DE-ESCOLA-PUBLICA-E-PRIVADA--UMA-ANALISE-QUALITATIVA. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

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