LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS 1970: MEMÓRIA E REFLEXÃO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS 1970: MEMÓRIA E REFLEXÃO
Autores
  • Claudia Moura Da Rocha
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT039 - Propostas de Ensino de Língua Portuguesa Para Nativos e Não-Nativos
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526824-livros-didaticos-de-lingua-portuguesa-dos-anos-1970--memoria-e-reflexao
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Livro didático, Língua Portuguesa, Ensino
Resumo
Os livros didáticos de Língua Portuguesa têm sido objeto de estudos (BUNZEN; ROJO, 2005; SOARES, 2001; BEZERRA, 2007) devido à sua importância no ensino de língua materna, ora por serem um material didático de alcance nacional (por meio da distribuição governamental), ora por ainda serem um dos principais recursos didáticos empregados pelos professores (que podem utilizá-lo integral ou parcialmente, com maior ou menor autonomia em relação às atividades propostas). Atualmente, também permitem ao aluno o contato com textos de gêneros variados, em consonância com os mais recentes documentos oficiais sobre o ensino de língua, segundo os quais, este deve se centrar no texto. No entanto, essas obras sofrem críticas por suas inadequações tanto teóricas como metodológicas. Nesse contexto, estudos sobre o livro didático de Língua Portuguesa (tanto antigos quanto atuais) ainda se fazem necessários a fim de conhecer suas características, aspectos positivos e negativos, com o objetivo de propor o seu uso reflexivo e autônomo por parte do professor. Dessa maneira, o presente estudo pretende analisar algumas obras didáticas dos anos 1970 com o propósito de identificar a concepção de língua adotada, o papel do autor e do leitor, a forma de interlocução com o leitor e a seleção textual empreendida, considerando as contribuições de Azeredo (2007), Bunzen e Rojo (2005) e Bezerra (2007). Por meio da análise descritiva de capítulos das obras, adotando uma abordagem qualitativa, buscamos realizar um levantamento lexical (de palavras e expressões) que nos permitissem identificar e responder aos questionamentos anteriores. O conhecimento sobre obras antigas nos permite compará-las com as atuais, identificando aspectos que permaneceram ou mudaram (mudança na concepção de língua, ampliação da seleção textual, por exemplo), o que pode enriquecer o panorama de estudos sobre o livro didático de Língua Portuguesa no Brasil, contribuindo para a reflexão e a preservação de sua memória.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Claudia Moura Da. LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS 1970: MEMÓRIA E REFLEXÃO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/526824-LIVROS-DIDATICOS-DE-LINGUA-PORTUGUESA-DOS-ANOS-1970--MEMORIA-E-REFLEXAO. Acesso em: 29/05/2025

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