LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: A CONSTRUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO E VALORAÇÃO COMO RESPOSTA À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: A CONSTRUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO E VALORAÇÃO COMO RESPOSTA À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Autores
  • Gercilene Vale dos Santos
  • LORENA BRITO DE CASTRO
  • Michelly Dayane Soares Nogueira
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT034 - Ensino de Língua Portuguesa: Práticas, Pesquisas, Abordagens, Experiências com Leitura, Escrita e Oralidade
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526796-leitura-e-analise-linguistica-em-perspectiva-dialogica--a-construcao-de-efeitos-de-sentido-e-valoracao-como-respo
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Dialogismo. Leitura. Análise linguística. Projeto de leitura e escrita
Resumo
Este estudo objetiva refletir sobre os efeitos de sentido produzidos a partir da relação verbal/extraverbal em atividade de leitura e análise linguística/semiótica com foco em questões epilinguísticas. Tais questões foram elaboradas e implementadas no contexto de um projeto de leitura e escrita com o gênero miniconto sobre o tema “violência contra a mulher”. O projeto foi concebido no contexto da disciplina “Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita” do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA) e ampliado no âmbito do Projeto de Pesquisa “As práticas de linguagem a partir da concepção dialógica de língua e linguagem e sua abordagem sociológica, valorativa e ideológica” (UFPA). O trabalho faz uma análise qualitativa-interpretativa das respostas dos alunos às questões que compõem o módulo 3, que trata sobre a dimensão verbal, do referido projeto. O percurso metodológico consiste em análise dialógica de aspectos linguísticos-enunciativos interligados aos conceitos de cronotopo, ideologia, enunciado, dialogismo e valoração com destaque ao conceito de extraverbal. As reflexões teóricas são alicerçadas na perspectiva dialógica da linguagem, a partir de Bakhtin (2016[1979]); Volóchinov (2017[1929]), Geraldi (2012; 2013), Franchi (1992), Polato (2017) e de pesquisadores que seguem esta vertente, como Ohuschi; Gomes (2021), Polato; Ohuschi; Menegassi (2020), Pereira; Rodrigues (2014), Pereira; Gregol (2022). Os resultados revelam que o trabalho com a leitura e análise linguística em perspectiva dialógica, a partir de questões linguísticas e epilinguísticas favoreceu a construção de sentido pelos estudantes, levando-os a atuarem de forma responsiva e responsável diante do tema "Violência contra a mulher".
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Gercilene Vale dos; CASTRO, LORENA BRITO DE; NOGUEIRA, Michelly Dayane Soares. LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: A CONSTRUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO E VALORAÇÃO COMO RESPOSTA À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/526796-LEITURA-E-ANALISE-LINGUISTICA-EM-PERSPECTIVA-DIALOGICA--A-CONSTRUCAO-DE-EFEITOS-DE-SENTIDO-E-VALORACAO-COMO-RESPO. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes