(FAN)ZINE E BIOGRAFICZINE NA EJA: DE RECURSO PEDAGÓGICO A GÊNERO TEXTUAL

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
(FAN)ZINE E BIOGRAFICZINE NA EJA: DE RECURSO PEDAGÓGICO A GÊNERO TEXTUAL
Autores
  • ANDREA GOMES BARBOSA
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT014 - Pesquisas Interventivas : Os Gêneros Textuais /Discursivos Como Eixos Organizadores do Processo de Ensino da Leitura e da Produção Textual
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526710-(fan)zine-e-biograficzine-na-eja--de-recurso-pedagogico-a-genero-textual
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Fanzine, EJA, Competência discursiva, Práticas de ensino
Resumo
A busca de estratégias pedagógicas que desenvolvam a ampliação da competência discursiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos é um desafio para muitos professores. Quem lida com atividades que envolvem o ensino de leitura e de escrita sabe o quanto é difícil planejá-las que forma que respeitem as especificidades de tais alunos, assim como lhes despertar o processo autoral, fazendo com que se tornem usuários com pleno domínio da língua escrita. Este trabalho apresenta uma discussão inicial de pesquisa em andamento, tendo como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual. Busca-se entender como os alunos da EJA se constituem e se reconhecem como sujeitos ao experienciarem a função de autoria através da produção de fanzines, verificando de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade e o desenvolvimento da competência discursiva nessa modalidade de ensino. De natureza intervencionista, tem como metodologia a pesquisa-ação já que, no campo educacional, é uma estratégia para o desenvolvimento de professores e de pesquisadores de modo que possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. O marco teórico segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo parte da concepção de gênero de Bakhtin, que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre o tema como Marcuschi, Dolz e Schneuwly; da proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly e de itinerários didáticos de Dolz, Lima e Zani; e dos estudos sobre fanzine de Andraus, Santos Neto, entre outros. Apesar de possuir muitos fatores positivos, o fanzine ainda tem sido pouco utilizado enquanto ferramenta pedagógica. Nesse sentido, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de estratégias da aprendizagem de leitura, escrita e análise semiótica em turmas de EJA.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, ANDREA GOMES. (FAN)ZINE E BIOGRAFICZINE NA EJA: DE RECURSO PEDAGÓGICO A GÊNERO TEXTUAL.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/526710-(FAN)ZINE-E-BIOGRAFICZINE-NA-EJA--DE-RECURSO-PEDAGOGICO-A-GENERO-TEXTUAL. Acesso em: 21/05/2025

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