LÍNGUA PORTUGUESA ONLINE: POSSIBILIDADES NO ENSINO HÍBRIDO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
LÍNGUA PORTUGUESA ONLINE: POSSIBILIDADES NO ENSINO HÍBRIDO
Autores
  • Ester Portugal da Silva Rocha
  • Mayara Xavier Vito Pezarino
  • Lorrane Estacio do Prado da Silva
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT034 - Ensino de Língua Portuguesa: Práticas, Pesquisas, Abordagens, Experiências com Leitura, Escrita e Oralidade
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526035-lingua-portuguesa-online--possibilidades-no-ensino-hibrido
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Língua Portuguesa, Ensino Híbrido, Ensino-aprendizagem.
Resumo
Ao longo dos anos com as constantes evoluções digitais, linguísticas e sociais, vem surgindo diversos debates acerca da necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao uso das tecnologias no contexto educacional, visto que o ambiente escolar precisa estar cada vez mais alinhado aos interesses e necessidades dos alunos. Afinal, para que a educação tenha um resultado positivo em seu processo torna-se necessário que o estudo seja significativo para quem o faz. Nesse sentido, sabe-se que nas salas de aulas, encontram-se diferentes indivíduos com características distintas, por isso, acabam por não obter o mesmo ritmo de compreensão dos conteúdos, fator que implica a utilização de novos métodos, os quais devem viabilizar e potencializar a aprendizagem de todos de maneira eficaz. Diante disso, esta pesquisa objetiva-se em mostrar as possibilidades de aplicação do Ensino Híbrido (EH) no ensino de Língua Portuguesa (LP). Em relação aos objetivos específicos, pretende-se: contextualizar a utilização do EH na educação; discorrer sobre o ensino online de LP e, por fim, apresentar uma proposta de trabalho que possa ser aplicada na sala de aula para tornar o ensino mais atrativo. Para isso, metodologicamente, corresponde a uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo embasamento teórico em: Bacich; Moran (2018), Horn; Staker (2015), Kenski (2003) entre outros. Além de um dos documentos prisma da educação, a BNCC (2018), que auxilia no desenvolvimento das atividades levando em consideração as competências e habilidades necessárias em cada ano/segmento. Em relação aos resultados obtidos, constatou-se que partindo de uma proposta coesa e bem alinhada ao conteúdo exposto, o EH pode sim colaborar de forma bastante significativa com as expectativas geradas acerca das tecnologias atreladas ao ensino de LP.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Ester Portugal da Silva; PEZARINO, Mayara Xavier Vito; SILVA, Lorrane Estacio do Prado da. LÍNGUA PORTUGUESA ONLINE: POSSIBILIDADES NO ENSINO HÍBRIDO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/526035-LINGUA-PORTUGUESA-ONLINE--POSSIBILIDADES-NO-ENSINO-HIBRIDO. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes