A ANÁLISE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LACUNAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A ANÁLISE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LACUNAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Autores
  • ADRIENE FERREIRA DE MELLO
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT042 - Análise Línguística/Semiótica na Aula de Língua Portuguesa: Diferentes Olhares
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/525753-a-analise-linguistica-na-educacao-basica--lacunas-e-desafios-na-formacao-do-professor-de-portugues
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Análise Linguística, Formação Docente em Letras, Ensino de Língua Portuguesa.
Resumo
A Análise Linguística (AL) é um dos eixos norteadores do ensino de Língua Portuguesa, referindo-se às práticas de reflexão sobre aspectos gramaticais e discursivos dos gêneros textuais. Ainda que sua potencialidade seja reconhecida desde as postulações de Geraldi (1984), os desafios para efetivar esse tipo de prática na Educação Básica ainda são muitos, destacando-se as lacunas da formação do professor de português. Assim, embora o discurso de mudança, instituído com a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e reforçado com a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tenha apresentado novas tendências ao ensino, as deficiências na formação inicial e continuada prejudicaram a efetividade das propostas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é observar como a abordagem da língua é desenvolvida por um grupo de professoras de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Pirapetinga – MG, que não reflete toda a realidade educacional do Brasil, mas serve de base para uma reflexão acerca da formação docente e do trabalho com gramática. No que tange aos aspectos metodológicos, apresentam-se os principais resultados de uma pesquisa realizada com professoras da Rede Pública Municipal de Pirapetinga – MG, em forma de entrevista, com questões voltadas à formação básica e continuada e ao ensino da Língua Portuguesa, com ênfase na prática da AL. O estudo se ancora nas postulações de Franchi (1987), Mendonça (2006), Bezerra e Reinaldo (2013) e Wachowicz (2012) sobre AL e em Nóvoa (1992), Neves (2002), Guedes (2006) e Tardif (2014) a respeito da formação docente do professor de português. Como resultados, pode-se constatar que as teorias para o ensino da língua estão chegando aos docentes, porém o conhecimento das propostas não garante o aprofundamento teórico e metodológico, explicitando dificuldades para estudo e absorção das proposições, levando-os a agir como reprodutores de discursos e de práticas fundamentadas na experiência profissional.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELLO, ADRIENE FERREIRA DE. A ANÁLISE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LACUNAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/525753-A-ANALISE-LINGUISTICA-NA-EDUCACAO-BASICA--LACUNAS-E-DESAFIOS-NA-FORMACAO-DO-PROFESSOR-DE-PORTUGUES. Acesso em: 21/07/2025

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