ANÁLISE DE ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE GRADUANDOS EM LETRAS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
ANÁLISE DE ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE GRADUANDOS EM LETRAS
Autores
  • Gilberto Antonio Peres
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT038 - Ensino de Língua Portuguesa: Variação Linguística, Preconceito e Intolerância
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/525657-analise-de-atividades-sobre-variacao-linguistica-no-livro-didatico--contribuicoes-para-a-formacao-sociolinguistic
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Ensino de língua portuguesa, Variação linguística, Livro didático.
Resumo
O ensino de Língua Portuguesa no espaço escolar tem apresentado relevantes mudanças. No entanto, de acordo com Belini e Sousa (2014), que “as aulas de Língua Portuguesa ainda precisam rever o tratamento dado aos aspectos variacionistas da língua e seus usos”. Dessa forma, no desenvolvimento de sua prática pedagógica, uma atitude relevante do profissional docente está relacionada ao uso que faz do material que lhe é comumente disponibilizado: o livro didático. As recentes coleções de língua portuguesa aprovadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) apresentam uma abordagem do fenômeno da variação linguística mais coerente com as orientações de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e, principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Porém, a formação sociolinguística dos professores é uma questão que nos preocupa, pois as atividades de ensino precisam discutir também o fato de que a língua é heterogênea, enfatizando o respeito às variedades linguísticas presentes tanto na sociedade quanto no espaço escolar, para evidenciar o respeito linguístico. Nossa comunicação pretende apresentar análise de atividades de livros didáticos de língua portuguesa sobre a temática da variação linguística, exposta durante uma webconferência para alunos 1º período do Curso de Letras/Inglês a distância (2022), da Universidade Federal de Uberlândia. A proposta para a webconferência se organizou em duas partes: breve discussão sobre conceitos sociolinguísticos com aporte em Scherre (2008), Bagno (2007, 2013), Faraco e Zilles (2017) e apresentação de atividades recortadas de livros didáticos constantes no Guia do Livro Didático, visando que os estudantes do Curso de Letras tivessem um direcionamento para também analisarem esse material didático, como atividade integrante do planejamento da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERES, Gilberto Antonio. ANÁLISE DE ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE GRADUANDOS EM LETRAS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/525657-ANALISE-DE-ATIVIDADES-SOBRE-VARIACAO-LINGUISTICA-NO-LIVRO-DIDATICO--CONTRIBUICOES-PARA-A-FORMACAO-SOCIOLINGUISTIC. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes