VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NA PRÁTICA DOCENTE

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NA PRÁTICA DOCENTE
Autores
  • Raíssa Teixeira Gouveia
  • Lucas Possatti de Oliveira
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT066 - Linguagem, Sociedade e Cultura
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/525385-variacao-linguistica-em-livros-didaticos-de-ingles-e-na-pratica-docente
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
variação linguística, livro didático, ensino de inglês, curso de idioma, ensino básico.
Resumo
A variação e a mudança linguística são propriedades pertencentes à linguagem (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]), uma vez que fatores internos (linguísticos) e externos (socioculturais e históricos) condicionam a língua. É essencial, portanto, que os materiais didáticos, bem como os professores, em suas práticas docentes, abordem a variação linguística, uma vez que esta se faz presente em todas as línguas, sobretudo na modalidade da fala. No entanto, mesmo que se reconheça a existência de inúmeras variedades na língua inglesa, no que tange ao aprendiz de inglês como língua estrangeira (LE), ainda há a noção de que é somente adequado o uso da forma-padrão da língua (ALVES; BATTISTI, 2013). Considerando a importância de aproximar os estudos variacionistas ao ensino da Língua Inglesa e, também, tendo em vista as leis e diretrizes educacionais acerca do assunto, este trabalho objetiva, através da observação de dois livros didáticos utilizados em cursos de idioma, investigar a presença da variação linguística, de que maneira a mesma é abordada e o que pode ser feito nos cursos de licenciatura para que futuros docentes estejam aptos a abordar o assunto. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com base nos aportes teórico-metodológicos da Teoria da Variação Linguística (LABOV, 1966, 2008 [1972]) e nas pesquisas de Crystal, 2003; Alves; Battisti, 2013; Bahia; Cruz, 2017; Mollica, 2017. Observou-se que há escassez no que trata da abordagem da variação linguística nos livros didáticos de modo geral. Há também a necessidade de ações interdisciplinares entre Teoria Linguística e Língua Estrangeira nos cursos de licenciatura para que professores em formação relacionem o tema de variação linguística com o ensino de inglês como LE (ALVES; BATTISTI, 2013). Espera-se que o presente trabalho venha a contribuir para a prática de ensino e discussões sobre o tema.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOUVEIA, Raíssa Teixeira; OLIVEIRA, Lucas Possatti de. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NA PRÁTICA DOCENTE.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/525385-VARIACAO-LINGUISTICA-EM-LIVROS-DIDATICOS-DE-INGLES-E-NA-PRATICA-DOCENTE. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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