CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PROPOSIÇÃO DE UM CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PROPOSIÇÃO DE UM CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Autores
  • Welber Nobre dos Santos
  • Maria Alice Mota
  • Liliane Pereira Barbosa
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT038 - Ensino de Língua Portuguesa: Variação Linguística, Preconceito e Intolerância
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/525205-contribuicoes-da-pesquisa-sociolinguistica-para-o-ensino-de-lingua-portuguesa--a-proposicao-de-um-caderno-didatic
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Sociolinguística; Ensino de língua portuguesa; Proposição didática.
Resumo
Desde que emergiram os estudos variacionistas de linhagem laboviana, em meados do século XX, várias são as contribuições que esses estudos vêm angariando, com o intento de descrever e analisar determinados fenômenos linguísticos variáveis observados no âmbito das diversas comunidades de fala. Sendo assim, diante de tais avanços científicos, não se justifica um ensino de português que esteja desvinculado do uso efetivo da língua nas práticas sociais, uma vez que o aluno precisa ser conduzido a refletir sobre a gramática num viés crítico-reflexivo, cujo foco, nessa perspectiva, é abordar as variantes linguísticas em sala de aula, por meio de proposições didáticas eficazes que estejam a serviço das habilidades de leitura e escrita dos discentes. Diante dessa necessidade, o nosso objetivo neste trabalho é apresentar um conjunto de atividades de leitura e interpretação de textos por meio das quais é possível abordar a variação linguística em sala de aula, a partir das contribuições de algumas pesquisas sociolinguísticas já desenvolvidas sobre o português brasileiro. Elaboramos tais atividades a partir de um arsenal teórico que reúne as reflexões de autores como Travaglia (2002), Bagno (2009), Coelho et al. (2015) e Bortoni-Ricardo (2019). A justificativa para o desenvolvimento deste nosso trabalho reside no fato de contribuir com a produção de material didático que auxilie e instrumentalize o professor no tratamento da variação linguística em sala de aula da educação básica, considerando as dificuldades prático-metodológicas com as quais o docente se depara em seu cotidiano escolar. O caderno didático-pedagógico que propomos, em sua versão final, reunirá um banco de questões objetivas e discursivas que abordam fenômenos linguísticos variáveis situados nos níveis fonético-fonológico, morfológico, morfossintático e lexical, todas elas elaboradas a partir de diversos gêneros textuais-discursivos, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que é o principal documento parametrizador da educação básica brasileira contemporânea.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Welber Nobre dos; MOTA, Maria Alice; BARBOSA, Liliane Pereira. CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PROPOSIÇÃO DE UM CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/525205-CONTRIBUICOES-DA-PESQUISA-SOCIOLINGUISTICA-PARA-O-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA--A-PROPOSICAO-DE-UM-CADERNO-DIDATIC. Acesso em: 07/07/2025

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