PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM BASE EM UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ATIVIDADE ORGANIZADORA DE ENSINO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM BASE EM UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ATIVIDADE ORGANIZADORA DE ENSINO
Autores
  • Marion Rodrigues Dariz
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT014 - Pesquisas Interventivas : Os Gêneros Textuais /Discursivos Como Eixos Organizadores do Processo de Ensino da Leitura e da Produção Textual
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/522215-praticas-de-leitura-e-escrita-com-base-em-uma-proposta-intervencionista-de-atividade-organizadora-de-ensino
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Atividade Organizadora de Ensino, gêneros textuais, leitura e escrita, Semiótica Discursiva, produção de sentido.
Resumo
Dados divulgados em avaliações nacionais de larga escala apontam que muitos dos educandos chegam ao final do Ensino Fundamental, sem dominar as habilidades de leitura e escrita de forma adequada ao nível educacional em que se encontram. Diante dessa inquietante situação, na busca por um ensino de qualidade, configura-se uma necessidade de transformação didática, requerendo novas formas de ensino e de aprendizagem no que tange à leitura e à escrita, conforme preconizam documentos normativos, que trazem, em seu bojo, a defesa do trabalho de leitura e escrita com diferentes gêneros textuais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e, mais atualmente, prescreve a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Pensando na perspectiva de Kleiman (2007, p. 4), de uma escola como “agência de letramento por excelência”, este trabalho se justifica pela necessidade de a escola formar alunos que sejam leitores e “escreventes” proficientes e críticos no que tange aos diferentes gêneros textuais que leem e escrevem, sejam orais ou escritos, verbais, visuais ou sincréticos. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica que busca privilegiar as diversas situações de interlocução. Para tanto, investe-se em uma pesquisa intervencionista (DAMIANI, 2012; DAMIANI et al, 2013), de caráter qualitativo, cuja prática, desenvolvida nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na disciplina de Língua Portuguesa, foi planejada com o uso de Atividades Organizadoras de Ensino (MOURA, 2001, 2010, 2017), implementada e avaliada, com o objetivo de estimular a leitura de textos literários de autores de referência da nossa literatura e a produção de diferentes gêneros textuais. Nessa avaliação, investigam-se, em alguns dos textos produzidos, os efeitos de sentido que emergem a partir dessa leitura e, para tanto, utilizam-se os pressupostos da Semiótica Discursiva por considerá-la um arcabouço teórico-metodológico que possibilita o estudo de diferentes textos que circulam no nosso contexto.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DARIZ, Marion Rodrigues. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM BASE EM UMA PROPOSTA INTERVENCIONISTA DE ATIVIDADE ORGANIZADORA DE ENSINO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/522215-PRATICAS-DE-LEITURA-E-ESCRITA-COM-BASE-EM-UMA-PROPOSTA-INTERVENCIONISTA-DE-ATIVIDADE-ORGANIZADORA-DE-ENSINO. Acesso em: 25/06/2025

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