PROGRESSÃO TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO DE SALA DE AULA: O CASO DAS REPETIÇÕES

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
PROGRESSÃO TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO DE SALA DE AULA: O CASO DAS REPETIÇÕES
Autores
  • Cristiano Lessa de Oliveira
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT044 - Conversação, Texto e Argumentação: Diálogos Possíveis
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/521954-progressao-textual-e-argumentacao-no-discurso-de-sala-de-aula--o-caso-das-repeticoes
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Progressão textual, Oralidade, Argumentação, Repetição.
Resumo
Baseando-me nos pressupostos teóricos da perspectiva denominada textual-interativa, que entende a linguagem como forma de ação e de interação social (JUBRAN et al, 2002; JUBRAN, 2006; KOCH et al 2002) e que privilegia uma abordagem interacional dos dados (BASÍLIO, 2002), proponho, neste texto, fazer uma reflexão sobre o fenômeno da repetição dentro do quadro dos seus aspectos de funcionalidade (MARCUSCHI, 2006), em contexto de sala de aula. Para realizar essa atividade, situo o referido fenômeno não somente como parte constitutiva do processamento do fluxo de informação no texto falado (KOCH, 2008, 2006; MARCUSCHI, 2002), mas também como recurso linguístico muito produtivo no plano da argumentação (FREITAS, 2013). Opto por fazer um estudo qualitativo de cunho etnográfico em sala de aula de uma escola pública da cidade de Maceió-AL-Brasil. Os dados que servem de corpus para as análises são constituídos por gravações em vídeo de aulas de Ciências do 6º ano do ensino fundamental e transcrição ortográfica (OLIVEIRA 2012, 2021; MARCUSCHI, 1997). Os resultados das análises interpretativas demonstraram que as repetições podem funcionar como importante elemento no processo de formulação textual no discurso da professora, servindo não só como estratégia condutora do tópico discursivo, bem como apresentando um papel relevante na condução da argumentação.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. PROGRESSÃO TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO DE SALA DE AULA: O CASO DAS REPETIÇÕES.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/521954-PROGRESSAO-TEXTUAL-E-ARGUMENTACAO-NO-DISCURSO-DE-SALA-DE-AULA--O-CASO-DAS-REPETICOES. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes