A METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS E A ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO PROFLETRAS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS E A ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO PROFLETRAS
Autores
  • Marilucia dos Santos Domingos Striquer
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT014 - Pesquisas Interventivas : Os Gêneros Textuais /Discursivos Como Eixos Organizadores do Processo de Ensino da Leitura e da Produção Textual
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/521223-a-metodologia-das-sequencias-didaticas-de-generos-e-a-elaboracao-do-produto-educacional-no-profletras
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Metodologia da SDG, Sequência didática, ProfLetras.
Resumo
No âmbito do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), o mestrando deve, conforme regulamento, elaborar uma proposta de intervenção que tenha como ponto de partida um problema relacionado ao ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental, uma vez que, obrigatoriamente, ele deve ser professor efetivo desse nível de escolaridade. Assim, com foco em sua experiência docente e com os suportes teórico-metodológicos estudados no Programa, o mestrando-professor propõe ações para o desenvolvimento do letramento dos alunos, o que decorre também no aprimoramento de sua formação profissional. No ProfLetras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), juntamente com nossos orientandos, temos desenvolvido pesquisas interventivas orientadas pelo que temos denominado metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG), uma perspectiva mais ampla do procedimento sequência didática (SD) criado pelo Grupo de Genebra, filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Assim, neste trabalho, nosso objetivo é apresentar o que temos concebido como metodologia das SDG e como ela tem orientado os procedimentos metodológicos das pesquisas de nossos orientandos do ProfLetras/UENP, com vistas à elaboração do produto educacional exigido pelo Programa. Como exemplificação, detalhamentos os procedimentos realizados por Pereira (2020), que, com o intuito de desenvolver a prática discursiva da leitura de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, tomou como eixo organizador de sua SDG, o gênero textual publicidade patrocinada do Facebook.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

STRIQUER, Marilucia dos Santos Domingos; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. A METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS E A ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO PROFLETRAS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/521223-A-METODOLOGIA-DAS-SEQUENCIAS-DIDATICAS-DE-GENEROS-E-A-ELABORACAO-DO-PRODUTO-EDUCACIONAL-NO-PROFLETRAS. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes