A SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Suedja Carliane Santos Arandas
  • Jaciana Cibele Araújo de Sousa
  • Geam Karlo Gomes
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT034 - Ensino de Língua Portuguesa: Práticas, Pesquisas, Abordagens, Experiências com Leitura, Escrita e Oralidade
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/521031-a-sequencia-didatica-em-lingua-portuguesa--o-genero-textual-cronica-no-9-ano-do-ensino-fundamental
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Sequência Didática, ensino, recurso, gênero.
Resumo
Este artigo trata de uma proposta didática de apoio ao planejamento e realização das aulas de Língua Portuguesa (LP) a partir de uma Sequência Didática (SD) com o gênero textual crônica. Por meio desse procedimento, intentou-se contemplar algumas habilidades elencadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Nesse sentido, objetiva-se verificar como a SD propicia o trabalho com capacidades de linguagem atreladas à leitura e à escrita. Este estudo, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e utilizando-se do procedimento da pesquisa de proposta pedagógica experimental, contempla o modelo genebrino de SD para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais – EFAF, em uma escola pública do agreste pernambucano. Trata-se de uma proposta organizada em etapas contextualizadas, trazendo atividades de produção escrita inicial, intercalada por módulos e uma escrita final, sendo adequadas às necessidades dos discentes. Como resultado, percebemos que o exercício da escrita precisa ser próximo da realidade do aprendiz, que o faça inferir que a língua se realiza em vivências reais, e, a SD vem como um recurso que facilita tal concepção, podendo ser reorganizada em virtude das características de cada turma. Inferimos, portanto, a relevância deste material didático-pedagógico como viabilizador do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando os estudantes na percepção e entendimento da funcionalidade dos elementos linguísticos, ampliando, assim, as capacidades de leiturização e produção.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARANDAS, Suedja Carliane Santos; SOUSA, Jaciana Cibele Araújo de; GOMES, Geam Karlo. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/521031-A-SEQUENCIA-DIDATICA-EM-LINGUA-PORTUGUESA--O-GENERO-TEXTUAL-CRONICA-NO-9-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes