O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICO-CULTURAL DE AMEAÇA A FACE EM SITUAÇÃO FORMAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DESCRITIVA PARA O ENSINO DE PLE/PL2

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICO-CULTURAL DE AMEAÇA A FACE EM SITUAÇÃO FORMAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DESCRITIVA PARA O ENSINO DE PLE/PL2
Autores
  • Ana Carolina Fontana de Oliveira
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT040 - O Português Língua Estrangeiras/Adicional (PLE/PLA) na Perspectiva Intercultural e Colaborativa de Ensino e Formação Docente : Experiências e Resultados de Pesquisa
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/513762-o-processo-de-construcao-linguistico-cultural-de-ameaca-a-face-em-situacao-formal--uma-contribuicao-descritiva-pa
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
PLE, PL2, ATOS DE FALA, FACE
Resumo
O português brasileiro é considerado uma língua caracterizada por elementos que se inserem em uma cultura de alto contexto (BENNETT, 1998), apresentando, portanto, características implícitas nas mensagens dos seus enunciados que podem, em algumas situações, trazer dificuldades de compreensão de importantes informações enunciativas para alunos provenientes das culturas de baixo contexto. O objetivo deste trabalho é auxiliar no ensino de Português como Língua Estrangeira ou Segunda Língua (PLE/PL2) para um público que necessita interagir em meios institucionais formais (DREW; PERITAGEM, 1992). O foco da pesquisa é a construção dos atos de fala de ameaça à face (GOFFMAN, 1967; AUSTIN, 1990), considerando os elementos linguísticos que representam pistas indicadoras da escolha de tais atos. Assim, foi escolhido um trecho do debate da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que ocorreu durante o ano de 2021, que investiga fraudes processuais que ocorreram durante a pandemia da Covid-19. Analisamos, neste sentido, os atos de fala na perspectiva da Sociolinguística Interacional (RIBEIRO; GARCEZ, 2002) e do Interculturalismo (BENNETT, 1998), buscando, em nossas conclusões, comprovar a importância da apresentação dos resultados encontrados, no sentido de colaborar com os profissionais da área, para a elaboração de materiais didáticos e preparação de aulas destinadas aos aprendizes de PLE/PL2. Concluímos que essas formas de ameaça à face são importantes para serem apresentadas em sala de aula de PLE/PL2 por não serem explícitas, ou seja, o aluno que não estiver avançado no conhecimento cultural e linguístico não irá conseguir identificar essas ameaças durante as suas interações. Isso também pode ajudá-los a identificar substantivos e tons de voz que podem ser utilizados de forma negativa no contexto da cultura brasileira, que na maioria das vezes pode ter o significado ambíguo.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Ana Carolina Fontana de. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICO-CULTURAL DE AMEAÇA A FACE EM SITUAÇÃO FORMAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DESCRITIVA PARA O ENSINO DE PLE/PL2.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/513762-O-PROCESSO-DE-CONSTRUCAO-LINGUISTICO-CULTURAL-DE-AMEACA-A-FACE-EM-SITUACAO-FORMAL--UMA-CONTRIBUICAO-DESCRITIVA-PA. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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