OS GÊNEROS TEXTUAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
OS GÊNEROS TEXTUAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Maria Daniele Coelho Lima
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT014 - Pesquisas Interventivas : Os Gêneros Textuais /Discursivos Como Eixos Organizadores do Processo de Ensino da Leitura e da Produção Textual
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/513718-os-generos-textuais-e-a-base-nacional-comum-curricular-do-ensino-fundamental
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Gênero textual, linguagem, texto argumentativo, BNCC, Ensino fundamental
Resumo
A BNCC traz de forma expressa e destacada todas as competências específicas para a área de linguagem e suas aplicações no ensino fundamental, dentre elas estão a compreensão das linguagens enquanto atividade para construir o ser humano, a história, a sociedade e a cultura. Para isso, deve-se possuir o conhecimento das inúmeras práticas da linguagem, seja ela por meio da arte, do corpo e da linguística. O objetivo desta pesquisa é analisar a proposta dos gêneros textuais, especificamente na competência de argumentação, com a implementação da BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental. O aporte teórico que embasa o estudo será constituído principalmente pelos pressupostos da Linguística Textual de Fávero (2014, 2009 [1991]), Fávero e Koch (2012 [1983]) e Koch (2014 [1989], 2004), dos Gêneros Textuais de Bakhtin (2011 [1959-61]), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008) e das Tipologias Textuais de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005 [1958]), Travaglia (2018) e Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). A opção metodológica para este estudo pautou-se em estudo documental com vistas a analisar as mudanças trazidas pela BNCC para o Ensino Fundamental na área de linguagem. As competências da BNCC serão analisadas, considerando de forma mais específica as diretrizes relacionadas à argumentação para que seja possível compreender como se constitui a proposta de gêneros textuais trazida pelo documento. Espera-se que ao final deste estudo seja possível evidenciar como a BNCC tem constituído a proposta dos gêneros textuais, especificamente na competência de argumentação, verificando a adequação da proposta com a real possibilidade de desenvolvimento dos alunos em sua capacidade argumentativa, de um pensamento mais organizado. A linguagem é prática social, pode-se inferir que ela seja fluida, isto é, aberta e em constante movimento, pois é na trama das relações sociais que se negociam e se propõem novos sentidos em contextos que nunca se repetem.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Maria Daniele Coelho. OS GÊNEROS TEXTUAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/513718-OS-GENEROS-TEXTUAIS-E-A-BASE-NACIONAL-COMUM-CURRICULAR-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

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