O USO DO TELEGRAM NA APRENDIZAGEM DE RESENHA CRÍTICA NO ENSINO HÍBRIDO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

DOI
10.29327/1199365.8-6  
Título do Trabalho
O USO DO TELEGRAM NA APRENDIZAGEM DE RESENHA CRÍTICA NO ENSINO HÍBRIDO
Autores
  • AIRA SUZANA RIBEIRO MARTINS
  • Carla Patrícia Vasconcelos Seixas
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT014 - Pesquisas Interventivas : Os Gêneros Textuais /Discursivos Como Eixos Organizadores do Processo de Ensino da Leitura e da Produção Textual
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/513603-o-uso-do-telegram--na-aprendizagem-de-resenha-critica-no-ensino-hibrido
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Interatividade,Ensino Híbrido, Telegram, Resenha Crítica.
Resumo
Os modos de comunicação acompanham o desenvolvimento do homem e das tecnologias. As novas ferramentas propiciam o surgimento de novas linguagens e, de modo contínuo, são criadas outras a partir da combinação das linguagens já existentes. É urgente, portanto, que a escola acompanhe essas mudanças e busque preparar o aluno para conviver com as inovações, de forma satisfatória. Observa-se que as Tecnologias da Informação e da Comunicação oferecem um sem-número de possibilidades no campo educacional e, diante da necessidade de se trabalharem gêneros argumentativos no Ensino Fundamental, buscou-se pesquisar sobre as possibilidades de se ensinar o texto argumentativo, na forma híbrida, por meio da rede social. Desse modo, este texto apresenta uma proposta de ensino da resenha crítica em turmas do Ensino Fundamental por meio da rede social Telegram, bastante conhecida do jovem estudante. A elaboração do texto parte das premissas teóricas de aprendizagem pela interação social de Vygotsky (1988), dos princípios da educação transformadora, com ênfase em tecnologias digitais, de Moran (2013, 2017), do conceito de tecnologias interativas na redução de distâncias no ensino e aprendizagem de Tori (2010), ao lado da teoria de Bakhtin (1992, 2016) de gênero discursivo, de Ensino híbrido, de Bacich, Neto e Trevisani (2015), da utilização das redes sociais na Educação, de Lorenzo (2013), e da Pedagogia dos Multiletramentos, de Rojo (2012, 2013, 2015). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com delineamento na metodologia da pesquisa-ação, que foi desenvolvido por meio de questionários com questões abertas e fechadas, e do registro em diário de campo das interações dos participantes na realização das atividades na rede social. Esta pesquisa, ainda em andamento, é orientada pela Profª Drª Aira Suzana Ribeiro Martins.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MARTINS, AIRA SUZANA RIBEIRO; SEIXAS, Carla Patrícia Vasconcelos. O USO DO TELEGRAM NA APRENDIZAGEM DE RESENHA CRÍTICA NO ENSINO HÍBRIDO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/513603-O-USO-DO-TELEGRAM--NA-APRENDIZAGEM-DE-RESENHA-CRITICA-NO-ENSINO-HIBRIDO. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes