O SISTEMA VOCÁLICO INFANTIL: A AQUISIÇÃO DA NASALIZAÇÃO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O SISTEMA VOCÁLICO INFANTIL: A AQUISIÇÃO DA NASALIZAÇÃO
Autores
  • Júlia Lessa dos Santos
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT036 - Aquisição e Práticas de Linguagem
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/511859-o-sistema-vocalico-infantil--a-aquisicao-da-nasalizacao
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
aquisição da linguagem, nasalização, vogais, nasais
Resumo
Esta apresentação, orientado pela professora Drª Raquel Santana Santos, trata da aquisição do processo de nasalização. Procura-se entender este processo comparando dados de uma criança monolíngue em português com uma criança bilíngue português/alemão, uma língua que não produz a vogal nasal. Para isso serão utilizados dados de duas crianças gravadas de 1;0 a 3;5 provenientes do Banco de Santos (2005) e Meisel (1997). O processo de nasalização ocorre quando a vogal é produzida nasalizada por conta da consoante que vem depois, ou em uma silaba tautossilábica (na mesma sílaba), como em canta, ou em uma sílaba heterossilábica (diferente), como em janela. Para que o processo de aquisição de nasalização possa ocorrer, é necessário não só a aquisição das vogais, mas também das nasais, e a criança ter posição silábica relevante (CV para heterossilábicas e CVC para tautossilábicas). Rangel (2002) e Matzenauer & Miranda (2009) indicam que o sistema vocálico do português estaria adquirido bem cedo, aos 1;8. Segundo Lamprecht (2004) plosivas e nasais são os primeiros segmentos adquiridos, sendo /m/ e /n/ os primeiros a serem adquiridos, entre 1;6 e 1;8, enquanto /?/ é estabelecido posteriormente, a partir de 1;9. Santos (1998) propõe que durante o primeiro ano as primeiras estruturas silábicas que podem ser observadas são CV e V, e as sílabas CVC aparecem posteriormente. Foi possível observar até o momento que a criança monolíngue produziu 91% de palavras em contexto tautossilábico e 6% de palavras em contexto heterossilábico. Dentre as produções tautossilábicas a criança apagou a nasal palatal em 5% das palavras que se encontravam em contextos átonos e acrescentou semivogais em 19% das produções. Ademais, a criança presentou produções de [?] a partir de 1;10.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Júlia Lessa dos. O SISTEMA VOCÁLICO INFANTIL: A AQUISIÇÃO DA NASALIZAÇÃO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/511859-O-SISTEMA-VOCALICO-INFANTIL--A-AQUISICAO-DA-NASALIZACAO. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

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