A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 9º ANO COM O GÊNERO DISCURSIVO CARTA ABERTA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 9º ANO COM O GÊNERO DISCURSIVO CARTA ABERTA
Autores
  • Iris Letiere da Silva Santos
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT014 - Pesquisas Interventivas : Os Gêneros Textuais /Discursivos Como Eixos Organizadores do Processo de Ensino da Leitura e da Produção Textual
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/510670-a-consciencia-socioideologica-e-a-producao-valorada-do-discurso--uma-proposta-pedagogica-para-o-9-ano-com-o-gene
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Dialogismo; produção valorada do discurso; consciência socioideológica; proposta pedagógica.
Resumo
Este trabalho apresenta e discute um Projeto Pedagógico de Leitura e Escrita (PPLE) para o 9º ano, com o gênero discursivo carta aberta. À luz da Linguística Aplicada, vinculada aos Grupos de Pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq) e Dialogismo e ensino de línguas (UFPA/CNPq), a investigação objetiva contribuir para a constituição da consciência socioideológica dos alunos e sua produção valorada do discurso. Fundamenta-se na concepção dialógica de língua e linguagem, a partir de sua abordagem sociológica e valorativa, e no Interacionismo, bases teóricas sustentadas nos estudos do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; BAKHTIN, 2011 [1979], dentre outros). A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, de caráter analítico-propositivo e natureza aplicada. Após os resultados de uma atividade diagnóstica, foi elaborado um PPLE organizado em três módulos: a) Módulo 1, de Leitura, em que foram desenvolvidas atividades de leitura voltadas ao contexto de produção do enunciado Carta aberta aos prefeitos, explorado no projeto, bem como perguntas sobre o conteúdo temático, compreensão e interpretação, estilo e construção composicional; b) Módulo 2, de Escrita, composto pelo planejamento, produção textual, revisão e reescrita da carta aberta; c) Módulo 3, de Divulgação ao público, etapa em que as versões finais das cartas abertas produzidas pelos alunos são divulgadas nos meios de circulação próprios desse gênero. Como resultado, verificamos que o PPLE, elaborado a partir da abordagem sociológica e valorativa da linguagem, apresenta indícios de que auxilia os alunos a evidenciarem, na produção textual do gênero discursivo carta aberta, aspectos sociais, históricos e ideológicos, e a apresentarem marcas de discurso valorativo em seus textos.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Iris Letiere da Silva; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 9º ANO COM O GÊNERO DISCURSIVO CARTA ABERTA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/510670-A-CONSCIENCIA-SOCIOIDEOLOGICA-E-A-PRODUCAO-VALORADA-DO-DISCURSO--UMA-PROPOSTA-PEDAGOGICA-PARA-O-9-ANO-COM-O-GENE. Acesso em: 16/07/2025

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