A INFLUÊNCIA DE LÍNGUAS AFRICANAS NA SINTAXE DO PORTUGUÊS E SUA ABORDAGEM EM MATERIAIS DIDÁTICOS

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DE LÍNGUAS AFRICANAS NA SINTAXE DO PORTUGUÊS E SUA ABORDAGEM EM MATERIAIS DIDÁTICOS
Autores
  • Tâmara Kovacs Rocha
Modalidade
Comunicação em Simpósio Presencial
Área temática
AT003 - Linguagem e Ensino em Perspectiva Interdisciplinar
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/508221-a-influencia-de-linguas-africanas-na-sintaxe-do-portugues-e-sua-abordagem-em-materiais-didaticos
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
contato linguístico, ensino de português brasileiro, decolonialidade.
Resumo
Diversos textos legais fundamentam o ensino da influência de línguas africanas na língua oficial, se partirmos do princípio de que a língua compõe e estrutura a cultura. Entre eles, temos a LDB (Lei nº 9.394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Resolução CNE/CP nº 01/2004), a Lei nº11.645, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e, por fim, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o objetivo deste estudo pioneiro consiste em analisar as quatro coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas públicas brasileiras por meio do Plano Nacional do Livro Didático, para verificar se estão sendo abordados tópicos relacionados às línguas africanas para cá trazidas por meio do tráfico escravista, ao contato linguístico que ocorreu neste território, possíveis resultados desse contato linguístico em âmbito sintático. Também pretende-se realizar uma análise crítica do modo como esses tópicos serão abordados (ou elididos) nesses livros didáticos. Para tal, partimos de estudos de três vertentes principais da Linguística de Contato (LC), os quais apontam desde construções específicas até a natureza do processo de contato linguístico (NEGRÃO, VIOTTI, 2014; MUFWENE, 2008; LUCCHESI, BAXTER, RIBEIRO, 2009; CASTRO, 1983; AVELAR, GALVES, 2014; entre outros). Também partimos de estudos de uma linha teórica minoritária, que nega o papel do contato linguístico na sintaxe do português (SCHERRE, NARO, 2007). Como metodologia, foram estabelecidas quatro perguntas condutoras, a última das quais sustenta uma análise sociológica acerca de apagamentos que estejam ocorrendo nos materiais didáticos. Ela terá como base três conceitos principais: a representação (de Chartier), o epistemicídio (de Boaventura de Souza Santos) e, finalmente, o dispositivo de racialidade (de Sueli Carneiro). Nesta comunicação, serão apresentados os resultados iniciais da pesquisa.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Tâmara Kovacs. A INFLUÊNCIA DE LÍNGUAS AFRICANAS NA SINTAXE DO PORTUGUÊS E SUA ABORDAGEM EM MATERIAIS DIDÁTICOS.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/508221-A-INFLUENCIA-DE-LINGUAS-AFRICANAS-NA-SINTAXE-DO-PORTUGUES-E-SUA-ABORDAGEM-EM-MATERIAIS-DIDATICOS. Acesso em: 22/05/2025

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