O ESTILO LÍRICO: UMA REFLEXÃO DA RECORDA EM POEMAS DE DESLENDÁRIO DE PAES LOUREIRO

Publicado em 27/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-220-5

DOI
10.29327/SILICTI2019.146959  
Título do Trabalho
O ESTILO LÍRICO: UMA REFLEXÃO DA RECORDA EM POEMAS DE DESLENDÁRIO DE PAES LOUREIRO
Autores
  • Adonai da Silva de Medeiros
Modalidade
Resumo
Área temática
Memórias, Oralidades, Imaginários e Literaturas /GP LICTI - Objetiva promover estudos, debates e pesquisas acerca dos seguintes temas: processos mnemônicos; misturas e imaginários das comunidades tradicionais; narrativas orais; mitopoéticas (lendas, mitos, casos, parlendas, cantigas entre outros); e expressões literárias, relacionados ao contexto amazônico e brasileiro.
Data de Publicação
27/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/silicti2019/146959-o-estilo-lirico--uma-reflexao-da-recorda-em-poemas-de-deslendario-de-paes-loureiro
ISBN
978-85-5722-220-5
Palavras-Chave
João de Jesus Paes Loureiro, Deslendário, Estilo Lírico, Recordação.
Resumo
Marcado pela temática do homem do mundo amazônico que fora destruído pela violência e teve seu imaginário cultural de lendas deturpado, o escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro eiva o Riomar, com todos seus atributos físicos e imaginários, que fora danificado, em seus poemas de linguagem sensível e simbólica. Neste sentido, o proposto trabalho tem por objetivo principal discutir a essência Lírica no livro segundo – Deslendário – de Cantares Amazônicos. Para tanto, utilizar-se-á a teoria de Staiger (1969) no que diz respeito à essência do Estilo Lírico, isto é, a Recordação – passar de novo pelo coração –. Por ser latente, a Recordação manifesta-se através de seus respectivos fenômenos estilísticos. Deste modo, faz-se necessário a análise dos fenômenos estilísticos nos poemas de Deslendário, os quais, segundo Cunha (1976) em comentário à teoria de Staiger, são: a musicalidade, a repetição, o desvio da norma gramatical, a alogicidade, a antidiscursividade e a utilização de orações paratáticas. Em concomitância à teoria de Staiger (1969), amparar-nos-emos às teorias de Paz (1982), neste sobretudo no que tange ao ato de criação poética e do comportamento da palavra poética perante o poeta e o mundo, e a consequente (re)criação da poesia no leitor; e Friedrich (1978), para compreendermos o processo do movimento emocional, assim como uma das características modernas da poesia referente à inquietação, à tensão dissonante causada pela sensação de incompreensibilidade que a poesia causa no leitor. Neste sentido, verifica-se que nos poemas de Deslendário, de Loureiro (2015), a Recordação faz-se presente na medida em que seus fenômenos estilísticos a acusa, sobretudo na zona da tensão dissonante, em que a palavra poética, uma instância triangular entre sujeito-pensamento-mundo, surge eivada de movimento emocional causado pela Recordação.
Título do Evento
I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Cidade do Evento
Castanhal
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MEDEIROS, Adonai da Silva de. O ESTILO LÍRICO: UMA REFLEXÃO DA RECORDA EM POEMAS DE DESLENDÁRIO DE PAES LOUREIRO.. In: Anais do I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Anais...Castanhal(PA) IFPA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SILICTI2019/146959-O-ESTILO-LIRICO--UMA-REFLEXAO-DA-RECORDA-EM-POEMAS-DE-DESLENDARIO-DE-PAES-LOUREIRO. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes