SABERES DA CULTURA AMAZÔNICA: A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO

Publicado em 27/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-220-5

DOI
10.29327/SILICTI2019.145570  
Título do Trabalho
SABERES DA CULTURA AMAZÔNICA: A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO
Autores
  • Walter da Silva Braga
  • Sérgio Renato Lima Pinto
  • Lúcia Cristina Azevedo Quaresma
Modalidade
Resumo
Área temática
Memórias, Oralidades, Imaginários e Literaturas /GP LICTI - Objetiva promover estudos, debates e pesquisas acerca dos seguintes temas: processos mnemônicos; misturas e imaginários das comunidades tradicionais; narrativas orais; mitopoéticas (lendas, mitos, casos, parlendas, cantigas entre outros); e expressões literárias, relacionados ao contexto amazônico e brasileiro.
Data de Publicação
27/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/silicti2019/145570-saberes-da-cultura-amazonica--a-lenda-da-vitoria-regia-no-contexto-da-alfabetizacao
ISBN
978-85-5722-220-5
Palavras-Chave
Amazônia, Cultura, Imaginário, Lenda, Sequência Didática.
Resumo
: No contexto Amazônico o imaginário popular e cultural ribeirinho floresce com grandes perspectivas para o trabalho em educação, e no âmbito da alfabetização não podemos desperdiçar esse leque de oportunidades, afinal estamos no berço da Amazônia e devemos aproveitar essa oportunidade para desenvolver temáticas dessa natureza. Assim sendo a Lenda Amazônica, torna- se uma temática próxima ao contexto dos alunos, por isso buscamos trabalhar a Lenda da “Vitória Régia” pelo fato de caracterizar-se como um simbolismo de nossa Região Amazônica. Este trabalho proporcionou uma série de atividades em torno da sequência didática da referida lenda. Denominamos assim, Sequência Didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004, p.97), como “o conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”. A ideia do trabalho com a sequência deu se a partir da temática do Folclore. O objetivo foi desenvolver diversas habilidades e possibilidades, com o intuito de motivar os alunos em situações de leitura, escrita e matemática, proporcionadas por dramatizações, rodas de conversa, músicas e brincadeiras, permitindo um maior envolvimento dos mesmos no processo ensino- aprendizagem. No decorrer da semana foram trabalhadas diversas atividades que propiciaram a construção de palavras significativas com a ajuda do alfabeto móvel, do glossário, leitura de frases e pôr fim do texto que deu embasamento a todo o projeto que era a lenda da Vitória Régia. Neste sentido o uso da sequência didática permitiu ao professor organizar o tempo e o espaço no fazer pedagógico, a partir do campo semântico ligado à cultura infantil, a oralidade e ao imaginário popular ribeirinho, buscando neste aspecto adentrar no contexto do meio ambiente e dialogar com saberes pertinentes aos direitos de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, como por exemplo, no eixo da oralidade, análise linguística, leitura e produção de texto (BRASIL, 2012). Ao longo da atividade os alunos demonstraram bastante interesse pela temática estudada, trabalharam a ordem alfabética e oralização das palavras, leitura individual e coletiva, forma geométrica da planta, as partes que a compõem, a influência geográfica desta espécie na Amazônia, bem como alguns aspectos históricos da mesma no contexto cultural de um modo geral, além da exploração do texto em forma de texto lacunado e fatiado. Ao término do estudo, os alunos tiveram um avanço significativo no que diz respeito a leitura, produção de texto, geografia, história, ciências e matemática passando a conhecer e valorizar mais as lendas da nossa cultura amazônica.
Título do Evento
I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Cidade do Evento
Castanhal
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BRAGA, Walter da Silva; PINTO, Sérgio Renato Lima; QUARESMA, Lúcia Cristina Azevedo. SABERES DA CULTURA AMAZÔNICA: A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO.. In: Anais do I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Anais...Castanhal(PA) IFPA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SILICTI2019/145570-SABERES-DA-CULTURA-AMAZONICA--A-LENDA-DA-VITORIA-REGIA-NO-CONTEXTO-DA-ALFABETIZACAO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes